SDA visita campo de palma forrageira em Limoeiro do Norte
8 de agosto de 2013 - 22:22
A visita coordenada pelo Secretário do Desenvolvimento Agrário Nelson Martins será para conhecer uma nova tecnologia, implantada através do Projeto Hora de Plantar, da SDA
O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) visita nesta sexta feira (9), a partir das 14 horas, o campo de um lote de produção irrigada de palma forrageira em Tabuleiro de Russas. O dia de campo faz parte da programação da XX EXPOVALE 2013, em Limoeiro do Norte, município a 205 quilômetros de Fortaleza.
A visita coordenada pelo Secretário do Desenvolvimento Agrário Nelson Martins será para conhecer uma nova tecnologia, implantada através do Projeto Hora de Plantar, da SDA. Os produtores Marciano Reis e Raimundo Reis solicitaram 80 mil raquetes de palma forrageira com o objetivo de realizar o plantio da nova técnica de palma irrigada, adubada e adensada.
No plantio convencional, também chamado de plantio de sequeiro, são plantadas 10 mil raquetes por hectare com espaçamento de 1/1. Já com a nova tecnologia, a de plantio de palma irrigada, adubada e adensada, podem ser plantadas 125 mil raquetes por hectare e com espaçamento de apenas 80 cm de uma para outra. A possibilidade de produção de palma forrageira com a nova tecnologia é de 400 toneladas já no primeiro ano, enquanto na produção convencional a produção estimada é de 100 toneladas no segundo ano.
No Projeto Hora de Plantar 2012/2013 foram distribuídas 3 milhões e duzentas mil raquetes de palma forrageira. Já para o projeto 2013/2014 serão distribuídas 4 milhões e 700 mil raquetes. A SDA também está implantando juntamente com a Chesf (Companhia hidroelétrica do São Francisco) 50 hectares de palma irrigada e está negociando com o Ministério da Integração Nacional (MI) o projeto REPALMA, que visa implantar 30 mil hectares de palma no Estado no prazo de cinco anos.
A palma é uma cactácea forrageira altamente adaptada ao clima semiárido nordestino pela capacidade de resistir as estiagens e ainda conseguir produzir nesse período. A palma forrageira possui alto valor nutritivo, é rica em energia, sais minerais e vitaminas. Ela ainda retém grande quantidade (cerca de 90%) de água, sendo fundamental em períodos de seca.
Participarão do dia de campo, o coordenador da agricultura familiar da SDA Itamar Lemos, o coordenador de pecuária da COAPE (Coordenadoria de Apoio as Cadeias Produtivas da Pecuária) Márcio Peixoto, o consultor de sementes da CODAF Marcos Vinícios, além dos técnicos da Ematerce e do Instituto Agropólos.
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário
Luana Matos – estagiária de Jornalismo
luana.pessoa@sda.ce.gov.br
Amanda Sobreira – (85) 3101.8137
amanda.sobreira@sda.ce.gov.br
Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br