Conheça os principais benefícios da pitaya para a saúde

24 de novembro de 2020 - 05:54

Texto: Helena Demes | Imagem: Thiara Montefusco

A pitaya chama logo a atenção de que vai a alguma feira de hortifruti, por conta da sua cor e de seu formato diferenciado. Porém, além da beleza, a fruta possui diversos benefícios para a saúde, como ajudar a emagrecer, por ser uma fruta pobre em calorias e rica em fibras.

Encontrada no entreposto da Ceasa em Maracanaú ao preço de R$ 20,00/kg, a pitaya também tem outros benefícios, tais como: proteger as células do organismo, pois é rica em antioxidantes que protegem contra o câncer; ajudar na digestão devido à presença de sementes na polpa; combater doenças cardiovasculares, pois as sementes contêm ácidos graxos essenciais como os ômega 3; regular o intestino,pois tem oligossacarídeos, que são fibras que combatem a prisão de ventre; regular a pressão arterial, por ser uma fruta bastante rica em água que estimula a produção de urina, reduzindo o acúmulo de líquidos no organismo; combater a anemia e osteoporose por conter vitaminas e minerais importantes como ferro, fósforo, vitaminas B, C e E.

As principais variações da fruta são: Pitaya branca, que tem casca rosa e é branca por dentro, sendo a mais fácil de encontrar no Brasil; Pitaya vermelha, que tem uma cor rosa-avermelhado por fora e é rosa-vermelha-púrpura por dentro, sendo também encontrada no Brasil; Pitaya amarela, que tem a casca amarela e é branca por dentro, sendo mais comum na Bolívia, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela. Todas elas contém inúmeras sementes pretas comestíveis distribuídas em toda sua polpa.