Seminário discute convivência com o semiárido

28 de outubro de 2013 - 19:17

Em debate, políticas de estado permanentes que garantam a convivência do homem do campo com o semiárido, garantindo produção e geração de renda

Foi iniciado nesta segunda-feira (28) o seminário “Secas impactos e respostas”. O encontro acontece até a próxima quarta-feira (30), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e reúne diversos órgãos e parceiros que estão envolvidos em ações de convivência com a estiagem.

Na ocasião, o governador em exercício Domingos Filho defendeu que as entidades participantes do seminário pensem uma política pública de Estado que garanta a convivência com o semiárido. “A seca é previsível e por isso o Estado Brasileiro deve ter condições de pensar políticas públicas permanentes que garantam a convivência com o este fenômeno”, afirmou Domingos Filho, ressaltando as ações e políticas desenvolvidas pelo Governo do Estado para minimizar esses efeitos. “O Governador Cid Gomes não tem medido esforços para garantir ao Ceará uma política pública permanente de convivência com a seca e projetos inovadores para que o Estado do Ceará tenha como conviver com a estiagem, com desenvolvimento econômico e social”.

Segundo Domingos Filho, nos últimos dois anos, o Estado investiu mais de R$ 1 bilhão nos últimos dois anos em ações de convivência com a seca. “Nós temos que investir esses recursos em políticas públicas permanentes que garantam resultados concretos e que fiquem para as próximas gerações”, afirmou.

O secretário Nelson Martins apresentou as principais ações que estão sendo executadas para garantir a convivência com a estiagem pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA). Entre as ações estruturantes ele destacou os investimentos em abastecimento d’água através dos Projetos São José III e Água para Todos e o investimento que será feito em projetos produtivos, através dos Projetos Paulo Freire, São José III e do Projeto de Fomento, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome para desenvolver projetos produtivos junto aos beneficiários do Programa Bolsa-Família.

“Não tem faltado apoio nem do Governo Federal nem o do Estado para que nós possamos executar as políticas de convivência com a seca e esperamos oferecer condições aos trabalhadores rurais de produzir e se desenvolver mesmo com a existência de seca”, afirmou o secretário.

No primeiro dia do evento houve debates sobre monitoramento e previsão de seca, os impactos econômicos e sociais da estiagem. Nos próximos dias os debates abordarão as respostas do Estado sobre a situação de seca e como acontece o Planejamento das políticas sociais que são executadas para conviver com a seca. O seminário prossegue até a próxima quarta-feira (30) e é promovido pelo Governo do Estado do Ceará, através da SDA, Funceme, em parceria com o Ministério da Integração Nacional e o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).

Serviço

Seminário sobre Seca, Impactos e Respostas

Até quarta-feira (30/10), no Auditório Waldyr Diogo, FIEC (Avenida Barão de Studart, 1980, Aldeota – Fortaleza/CE), das 9h às 18h.

Programação no link

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br

Amanda Sobreira – (85) 3101.8137
amanda.sobreira@sda.ce.gov.br

Luana Matos – estagiária de Jornalismo
luana.pessoa@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA

Assessoria de Comunicação da Funceme

Guto Castro Neto – (85) 8814-4194
comunicacao@funceme.br
Twitter: @Funceme