Itatira recebe abastecimento d’água e projetos de desenvolvimento rural
12 de novembro de 2013 - 17:59
A comunidade de Umarizeiras recebeu uma minifábrica de biocompostagem e uma biblioteca rural, contemplada pelo Projeto Arca das Letras.
A comunidade de Umarizeiras, localizada a 30 quilômetros da sede do município, viveu uma tarde de sábado diferente no último dia 9 de novembro. Os moradores receberam a visita do Secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, que presidiu a solenidade de entregas de importantes projetos de desenvolvimento rural para aquela comunidade.
Pelo Projeto São José III foi inaugurado novo sistema de abastecimento d’água da comunidade que vai beneficiar 101 famílias. O investimento é de R$ 222,4 mil, oriundos do Projeto São José III.
Na ocasião, também foram inauguradas uma minifábrica de composto orgânico, que tem a capacidade de processar 750 toneladas de resíduos orgânicos para a produção de adubo orgânico, que será utilizado no cultivo de mamona e outras culturas como milho, feijão com o objetivo de aumentar a produção da cultura no Estado do Ceará.
A biofábrica é uma das ações do Projeto do Biodiesel, com o objetivo de fortalecer a diversidade da agricultura familiar com a inserção da produção de mamona no Ceará. Vai beneficiar 104 agricultores e teve investimento de R$ 92 mil, oriundos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop).
Também foi inaugurada uma Casa Digital, que recebeu ainda uma biblioteca rural dentro do Projeto Territórios Digitais/Casa Digital do Campo e Arca das Letras. Segundo a coordenadora do Projeto no Ceará, Sandra Bandeira, “a comunidade de Umarizeiras foi fundamental para conquistar a Casa Digital e a Biblioteca, e os jovens da comunidade já estão empolgados e vão utilizar os computadores e os livros em busca de conhecimento”.
Segundo o prefeito de Itatira, Antônio Almir Bié da Silva, a Prefeitura já se comprometeu a fazer a doação da poda de árvores para a biofábrica.
O vice-presidente da Associação dos Moradores de Umarizeiras, Regilson de Sousa, comemorou as conquistas da minifábrica. “Conseguimos água para a nossa produção, uma minifábrica que vai nos permitir produzir e comercializar adubo e uma Casa Digital para que os nossos filhos possam buscar conhecimento, através da leitura e do acesso à internet”, afirmou.
O prefeito Almir destacou que ainda este ano, o município vai conseguir universalizar o acesso à água. O secretário Nelson Martins lembrou que o Estado do Ceará conta com recursos para investir nos projetos de desenvolvimento agrário e precisa de parcerias com instituições e associações de moradores para levar as suas demandas à SDA. “Temos parcerias importantes com os municípios e o Governo Federal e não nos tem faltado apoio. Agora nós precisamos receber as demandas das associações comunitárias para colocar esses projetos em prática”, afirmou.
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário
Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br
Amanda Sobreira – (85) 3101.8137
amanda.sobreira@sda.ce.gov.br
Luana Matos – estagiária de Jornalismo
luana.pessoa@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA