Estado vai ampliar assistência técnica para produtores de mamona
14 de novembro de 2013 - 12:50
O objetivo é fazer com que a Ematerce preste os serviços de assistência técnica aos agricultores familiares que já são fornecedores do Programa do Biodiesel
Representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Petrobrás Biocombustíveis estiveram reunidos nesta quarta-feira (13) com representantes da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce) para discutir o Programa Cearense do Biodiesel.
Foi discutida a necessidade da formalização de um convênio entre o Estado, através da SDA e a Petrobrás Biocombustíveis para garantir assistência técnica e extensão rural a seis mil agricultores familiares participantes do Programa do Biodiesel no Estado do Ceará. De acordo com o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, a ideia é que a Ematerce trabalhe diretamente com esses agricultores.
De acordo com o coordenador nacional do Programa do Biodiesel do MDA, André Gross, destacou que o Governo Federal está otimista com a produção de mamona no Ceará. “O Estado tem um número grande de famílias atendidas e a execução do Programa aqui nos últimos 10 anos tem sido destaque em nível nacional”, afirmou. Gross destacou que a garantia de compra da matéria prima pela Petrobrás Biocombustíveis e as novas tecnologias que serão aplicadas pela assistência técnica vão conseguir apresentar resultados mais eficientes.
Também esteve na reunião o representante da Petrobrás Biocombustíveis, Raphael Leão, que reafirmou a parceria da Petrobrás para continuar apoiando os agricultores familiares. “A Petrobrás está desenvolvendo pesquisas com outras oleaginosas para inserir no Programa, mas a curto prazo o nosso investimento maior será na Produção de Mamona”, afirmou.
O secretário Nelson Martins afirmou que o objetivo é fortalecer a produção de mamona consorciada com as culturas de milho e feijão. “O Estado vai manter o incentivo de R$ 200 para cada agricultor familiar que planta até 3 hectares de mamona e vamos também oferecer assistência técnica através da Ematerce”, disse.
Em agosto de 2014, o Estado do Ceará vai sediar o VI Congresso Brasileiro de Mamona. O Estado foi credenciado para sediar o encontro pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) pelos resultados apresentados pelo Programa Estadual do Biodiesel. Também participaram da reunião o diretor técnico da Ematerce, Walmir Severo, e os técnicos do Programa Estadual do Biodiesel, Roberto Virgínio e Ademarzinho Holanda.
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário
Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br
Amanda Sobreira – (85) 3101.8137
amanda.sobreira@sda.ce.gov.br
Luana Matos – estagiária de Jornalismo
luana.pessoa@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA