Convênio vai garantir assistência técnica para produtores de mamona
16 de dezembro de 2013 - 18:36
Estado e Petrobras vão oferecer assistência técnica para 6 mil produtores de mamona além de mecanização para o plantio da oleaginosa
O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e a Petrobras Biocombustível assinaram, nesta segunda-feira convênio para incrementar a assistência técnica oferecida a seis mil agricultores familiares, produtores de mamona no semiárido cearense.
O acordo inclui, pela primeira vez, a disponibilização de preparo mecanizado de solo para uma área de 4.320 hectares, atividade que agregará ao trabalho já realizado pela companhia com os pequenos produtores. O objetivo é aumentar a produção e a produtividade da mamona.
Para o presidente da Petrobras Biocombustível, Miguel Rossetto, a parceria qualifica a atuação no semiárido, com a introdução de novas técnicas e apoio de maquinários aos agricultores familiares. “Como produtora de biodiesel no estado, contribuímos para ampliar a participação da agricultura familiar na cadeia do biodiesel, respondendo, assim, às exigências do Selo Combustível Social”.
Outra novidade do convênio será o fornecimento de adubo para os agricultores. No novo modelo, o técnico agrícola avalia a área de plantio do agricultor e, caso apresente indicação para o preparo de solo, são realizadas operações, como aração e gradagem, o que modifica a biologia e a dinâmica dos nutrientes no solo, favorecendo o aumento da produtividade.
O trabalho seguirá o calendário agrícola e atingirá 14 municípios cearenses: Boa Viagem, Canindé, Catunda, Independência, Itatira, Madalena, Mombaça, Monsenhor Tabosa, Pedra Branca, Quixadá, Quixeramobim, Santa Quitéria, Tamboril e Tauá.
O preparo mecanizado de solo e a adubação integram o Programa Cultivar, da Petrobras Biocombustível, que tem como objetivo inserir os agricultores familiares na rede de fornecedores da cadeia de produção de biodiesel. A parceria contribui para manutenção do Selo Combustível Social, o que garante acesso ao mercado de biodiesel e reafirma o compromisso da companhia com o desenvolvimento regional e a inclusão social. O trabalho inclui o acompanhamento de todo o processo de produção, fornecimento de sementes, além de assistência técnica e extensão rural até a compra do grão.
Para o secretário Nelson Martins, a principal ideia do convênio é ampliar a produção de mamona no Ceará. “Nós vamos disponibilizar a Ematerce para fazer este trabalho e garantir renda para os produtores a partir do momento em que eles passarem a ser fornecedores da Petrobras”.
6 mil agricultores familiares serão beneficiados com o novo convênio. A Ematerce vai fornecer assistência técnica para 5,4 mil agricultores enquanto a Petrobras Biocombustível atenderá outros 600. “Além disso, o Estado vai dar suporte ao convênio fornecendo as sementes de mamona através do Programa Hora de Plantar e oferecendo incentivo aos agricultores”, destacou o secretário.
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário
Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br
Amanda Sobreira – (85) 3101.8137
amanda.sobreira@sda.ce.gov.br
Luana Matos – estagiária de Jornalismo
luana.pessoa@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA
com informações da Assessoria de Comunicação da Petrobras Biocombustível