Perímetro Mandacaru recebe novas estradas e rede elétrica
3 de fevereiro de 2014 - 10:52
Mais de 10 quilômetros de estradas foram recuperados, e foi expandida a rede interna de baixa e média tensão do perímetro
O Perímetro Irrigado Mandacaru, localizado no município de Jaguaribara, comemorou no último final de semana os 10 anos de existência e de atividades.
Ele está incluído na política estadual de revitalização dos perímetros irrigados do Ceará, e nesta sexta-feira, o Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário entregou nesta sexta feira (31), 10,82 quilômetros de estradas que dão acesso aos lotes do perímetro de irrigação Mandacaru, no município de Jaguaribara. A obra custou R$733,15 mil e teve o apoio do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O terreno desse perímetro era do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), o Estado assinou a escritura de compra e venda da área e os lotes serão repassados aos irrigantes reassentados da região.
Na ocasião também foi entregue a expansão da rede interna de distribuição de baixa e média tensão do Perímetro. O projeto custou aos cofres públicos R$792,51 mil e vai permitir a irrigação no perímetro irrigado para a produção de pastagem para alimentação animal.
Os novos perímetros permitem aos agricultores familiares a produção de sementes de alto padrão e de alimentação saudável. A principal atividade do perímetro irrigado Mandacaru é a Pecuária Leiteira. Para o Prefeito de Jaguaribara, Francini Guedes, os investimentos que o Estado fez no Perímetro Mandacaru ao longo desses anos representam muito para o desenvolvimento do Ceará. “Vamos impulsionar a pecuária leiteira do nosso município, e vai nos permitir buscar investimentos na iniciativa privada para trazer qualidade de vida para a nossa população”, afirmou.
O coordenador de Desenvolvimento da Agricultura Familiar, Itamar Lemos, destacou que o Projeto Mandacaru chegou à metade do caminho. “Nosso próximo passo é trazer os animais para começar a produção de leite. Os agricultores do Mandacaru já tem todas as condições para receber recursos do Crédito Fundiário e dar continuidade a este projeto”.
O secretário Nelson Martins informou a SDA vai encaminhar ao Banco do Nordeste todo o processo de conclusão dos projetos do Perímetro Mandacaru para que sejam liberados os recursos do Crédito Fundiário, no próximo dia 11 de fevereiro. “Estamos incentivando a produção dos agricultores familiares, lhes oferecendo condições para produzir e para se tornarem fornecedores dos programas oficiais do Estado”, comemorou o secretário, destacando ainda que os trabalhadores e Associação dos agricultor já têm condições de apresentar outros projetos produtivos na área da pecuária leiteira para que recebam recursos para o desenvolvimento da comunidade.
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário
Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br
Amanda Sobreira – (85) 3101.8137
amanda.sobreira@sda.ce.gov.br
Luana Matos – estagiária de Jornalismo
luana.pessoa@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA