Fortaleza sedia seminário de convivência com o semiárido e preparação para a seca

28 de abril de 2014 - 16:37

O encontro discutiu a integração de políticas públicas entre municípios, estados e a União para garantir a convivência com a seca no Ceará

O Ministério da Integração Nacional, a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Governo do Estado do Ceará, com o apoio do Banco Mundial, realizaram em Fortaleza, seminário sobre Política de Convivência com o Semiárido e de Preparação para a Seca.

Na abertura do evento, o Ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, destacou a necessidade de uma política integrada de convivência com o semiárido entre os estados, os municípios e a União. “Temos que ter ações continuadas de convivência com a seca, e precisamos fazer com que isso seja uma política de Estado, permitindo a produção e o abastecimento”, afirmou.

Teixeira destacou também que nos últimos 10 anos, houve significativos investimentos no Nordeste para garantir infraestrutura hídrica nos Estados da Região. “Hoje nós temos em destaque o Programa Água Para Todos e a construção de adutoras que vão universalizar o abastecimento d’água em todo o Nordeste, coroado com a Transposição das Águas do Rio São Francisco”.

O evento encerra um ciclo de debates iniciado por três seminários sub-regionais realizados em Salvador, Natal e Maceió e terá o caráter de sintetização das discussões e das propostas alcançadas nos seminários anteriores, a fim de construir uma política nacional de convivência com o semiárido e de preparação para a seca.

O secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, destaca que as políticas de convivência com a estiagem do Estado do Ceará têm se destacado. “Temos recebido inclusive o reconhecimento do Governo Federal, que cita o Ceará como referência”, afirmou.

Entre as ações exitosas o secretário destaca a universalização da assistência técnica, com a inauguração dos escritórios da Ematerce, e do abastecimento d’água, através do Programa Água para Todos e do Projeto São José III. “Temos mais de 500 projetos de sistemas de abastecimento ou em execução ou concluindo a fase de licitação”. Ele destaca também o cadastramento de 334.113 agricultores familiares no Garantia-Safra, a distribuição de sementes através do Programa Hora de Plantar e os projetos produtivos, como Mandallas, Casas de Farinhas, entre outros seminários sub-regionais realizados em Salvador, Natal e Maceió e terá o caráter de sintetização das discussões e das propostas alcançadas nos seminários anteriores, a fim de construir uma política nacional de convivência com o semiárido e de preparação para a seca.

Nelson Martins agradeceu ainda a parceria com o Governo Federal e o Banco Mundial, que estão viabilizando os principais projetos do Estado que estão em execução.

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br

Amanda Sobreira – (85) 3101.8137
amanda.sobreira@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA