Quilombolas expõem produtos durante a Copa do Mundo FIFA 2014

29 de abril de 2014 - 16:40

A exposição e venda dos produtos acontecerá na Ceart, no caminho para o Castelão e durante a FIFA Fan Fest

O artesanato e a culinária cearenses serão destaques especiais durante a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. E as comunidades quilombolas do Ceará, atendidas pelo Projeto Zumbi vão apresentar e comercializar os seus produtos.

As comunidades são atendidas pelo Projeto Zumbi, ação do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), executada pela Coordenadoria de Desenvolvimento Agrário (CODEA), durante os anos de 2012 à 2014, beneficiando 23 comunidades quilombolas no Estado do Ceará, que beneficia 1693  famílias quilombolas com projetos produtivos. O investimento é de R$ 936,8 mil, oriundo do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop) e contempla projetos produtivos na área de artesanato, confecção de roupas, confecção de peças íntimas e produção de alimentos.

Os produtos serão expostos nos dias de jogos na Arena Castelão, durante a FIFA Fan Fest e nas exposições da Ceart.

O coordenador de Desenvolvimento Agrário na SDA, Castro Júnior, destaca que o projeto Zumbi visa desenvolver as potencialidades das comunidades quilombolas, favorecendo a superação da miséria e a inclusão social desses povos. “O objetivo é o fortalecimento econômico, social e da identidade desse povo enquanto comunidades quilombolas”, destacou.

Uma das grandes melhorias que o projeto vai proporcionar aos membros da comunidade será a oportunidade de aumentar a sua renda sem precisar se deslocar para a zona urbana atrás de outro emprego, pois tendo esse incentivo ele aumenta a renda da família, além de fortalecer o movimento quilombola, como conta Madalena Barbosa, beneficiária. “O projeto beneficiou as famílias com cultura através do trabalho em casa, sem precisar mais migrar para a zona urbana”, afirma.

De acordo com a presidente da ARQCCC, Francisca Costa Matias, são 16 mulheres envolvidas com projetos de artesanato e quatro mulheres com projetos de gastronomia. “Estamos sempre em contato com a SDA e recebemos capacitação e informações sobre como aplicar os recursos de que dispomos para obter um bom retorno para investir cada vez mais”, destacou.

O Secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, fala da importância do projeto nas comunidades quilombolas. “A grande missão da SDA é de implantar uma concepção de desenvolvimento rural sustentável, quando viabiliza a implantação de projetos produtivos com comunidades quilombolas, com isso gera-se renda e inclusão produtiva”, destaca.


Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br  | asscom@sda.ce.gov.br

Amanda Sobreira – (85) 3101.8137
amanda.sobreira@sda.cegov.br
Twitter: @ImprensaSDA