Funceme apresenta previsões de chuva ao Comitê da Seca

26 de janeiro de 2015 - 17:04

O colegiado conheceu oficialmente as previsões de chuvas do Ceará e encaminhou demandas de municípios no que diz respeito ao abastecimento d’água

O Comitê Integrado da Seca do Ceará realizou na manhã desta segunda-feira (26), reunião ordinária com membros do colegiado para a apresentação das previsões da Funceme para o Estado do Ceará em 2014. O encontro foi comandado pelo secretário do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira, e reuniu também representantes de municípios cearenses que apresentaram demandas referentes à convivência com a estiagem.

A meteorologista da Funceme, Meyre Sakamoto, informou que a probabilidade de chuva nos meses de janeiro, fevereiro e abril é de 64% de chance abaixo da média, 27% em torno da média e 9% acima da média. Em janeiro desse ano o quadro de chuva melhorou, mas ainda prevalece a probabilidade de chuva abaixo da média. Para a meteorologista não se pode pensar só na chuva, “o processamento da umidade dos solos como um todo está zero, não tendo previsão de chuva, é um caso a se pensar com muito cuidado”. Segundo ela, a falta da continuidade de chuvas e os sucessivos anos de seca não vão garantir abastecimento aos reservatórios de água do Estado.

Para o secretário do Desenvolvimento Agrário é uma situação muito preocupante, “não podemos deixar de nos articular sobre o assunto da seca, precisamos agir. Vamos sugerir ao Governador Camilo Santana articulação com os demais governadores do semiárido para uma ação mais conjunta e integrada”, afirmou.

Na ocasião, o representante da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) no Comitê, Ademarzinho Holanda,  apresentou as ações que estão sendo discutidas pelo grupo de trabalho que vai sugerir políticas para a convivência com a estiagem ao Governador Camilo Santana. Os eixos de atuação, definições dos eixos temáticos, ações estruturantes de médio e longo prazo estão na pasta de apresentação.

O representante da SDA mostrou os valores de investimento em segurança hídrica, alimentar e sustentabilidade econômica que acontecerem entre 2011 e 2014. Aproximadamente R$ 1,8 bilhão foi destinado para essas ações somando recursos do Estado, da União e dos municípios.

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Mariana Galvão – estagiária de Jornalismo
mariana.galvao@sda.ce.gov.br

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br |  asscom@sda.ce.gov.br

Marina Filgueiras – estagiária de jornalismo
marina.filgueiras@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA