Ovinocaprinocultura

30 de janeiro de 2015 - 14:50

O Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, adquire leite de cabra de produtores do Estado e distribui à crianças de dois a sete anos de idade, idosos, gestantes e nutrizes que se encontram em estado de insegurança alimentar e nutricional nos municípios de Beberibe, Cascavel, Horizonte e Pacajus. Este projeto objetiva evitar o êxodo rural por meio de aquisição de leite de cabra a  preço justo e com garantia de compra o ano todo. Incentivando também, o melhoramento genético do rebanho caprino leiteiro, a produção de forragem para reserva estratégica alimentar, promovendo com isso a sanidade animal e a garantia de produção. Estimulando, ainda, os produtores a se organizarem em Associações e/ou Cooperativas.

Firmou-se, também, convênio com  Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome e a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social para  disponibilizar e difundir tecnologias de criação de caprinos leiteiros, visando o melhoramento genético do rebanho, viabilidade econômica da atividade e agregação de renda aos agricultores familiares dos municípios de Tauá e Quixadá. Para este projeto foram adquiridas 2.800 matrizes caprinas de aptidão leiteira, 140 reprodutores caprinos P.O. (puros de origem) de aptidão leiteira, 140 kits de higienização da ordenha, 04 kits de manejo sanitário para caprinos, 210 hectares de reserva alimentar (sorgo, palma e feijão guandú) para os rebanhos e 04 tanques de resfriamento de leite com capacidade de 1.000 litros cada. Cada família recebe 21 animais, sendo 01 reprodutor e 20 matrizes e após dois anos ocorre o repasse de 10 fêmeas para que sejam beneficiadas outras famílias. Estimulando, ainda, os produtores a se organizarem em Associações e/ou Cooperativas.

Junto ao Ministério da Integração Nacional, foi celebrado convênio para apoiar o desenvolvimento da ovinocaprinocultura no Estado do Ceará – incluindo a identificação, mobilização e capacitação de agricultores familiares, e implantação de núcleos de produção de leite de cabra distribuídos nos municípios de Santa Quitéria, Monsenhor Tabosa, Tamboril, Catunda, Ipueiras, Nova Russas, Campos Sales, Aiuaba, Independência, Crateús, Poranga e acompanhamento de técnico dos ovinocaprinocultores no município de Tauá. Para este Convênio são 4.950 matrizes caprinas de aptidão leiteira, 330 reprodutores caprinos P.O. (puros de origem) de aptidão leiteira, 330 kits de higienização da ordenha, 15 kits de manejo sanitário para caprinos, 11 kits de análise do leite e 11 tanques de resfriamento de leite. Incentivando também, o melhoramento genético do rebanho caprino leiteiro, a produção de forragem para reserva estratégica alimentar, promovendo com isso a sanidade animal e a garantia de produção. Bem como acompanhamento técnico, capacitações, dias de campo, seminários de mobilização e  missões técnicas para aprimorar a os conhecimentos técnicos dos produtores familiares. Estimulando, ainda, os produtores a se organizarem em Associações e/ou Cooperativas.

Em parceria com a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste –  SUDENE, foi celebrado convênio para proporcionar o fortalecimento da cadeia produtiva da caprinocultura cearense, tornando-a sustentável, competitiva e rentável com a inclusão direta de agricultores familiares, nos municípios de Banabuiú, Jaguaretama e Piquet Carneiro. Este projeto visa a aquisição de 900 matrizes caprinas de aptidão leiteira, 90 reprodutores caprinos P.O. (puros de origem) de aptidão leiteira, 90 kits de higienização da ordenha, 03 kits de manejo sanitário para caprinos. Incentivando também, o melhoramento genético do rebanho caprino leiteiro, a produção de forragem para reserva estratégica alimentar, promovendo com isso a sanidade animal e a garantia de produção. Bem como acompanhamento técnico e capacitações, dias de campo, seminários de mobilização e  missões técnicas. Estimulando, ainda, os produtores a se organizarem em Associações e/ou Cooperativas.

Objetivo: Incentivar a produção e consumo de carne e leite de ovinos e caprinos por meio de um sistema de produção eficiente e rentável para tornar a atividade  competitiva no mercado.

Público alvo: Agricultores familiares, organizados em associações e/ou cooperativas.

Parceiros: Ministério da Integração Nacional – MI, Mistério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome – MDS, Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste – SUDENE, Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, Instituto Agropolos do Ceará, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce, Instituto para o Desenvolvimento da Economia Familiar – IDEF, Associação dos Criadores de Cabra do Ceará – Caprileice, Prefeituras Municipais, Sindicatos, Associações de Criadores e Cooperativas.

———————————–

Coordenador: Márcio Peixoto | Contato: (85) 3101.8070