Inaugurados novos sistemas de abastecimento d’água em Aracati

2 de fevereiro de 2015 - 16:38

 

 

A obra beneficia 368 famílias nas comunidades de Lagoa dos Porcos, Cruz, Lagoa do Encanto e Preá e foi construída com recursos do Projeto São José III

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), inaugurou o novo sistema de abastecimento d’água das comunidades de Lagoa dos Porcos, Cruz, Lagoa do Encanto e Preá , no município de Aracati, no Litoral Leste.  A solenidade foi no último sábado (31).

As obras foram executadas através do Projeto São José III, parceria do Estado com o Banco Mundial e tive investimento R$ 1,37 milhão, beneficiando 368 famílias do município.

O prefeito de Aracati, Ivan Silvério, comemorou a inauguração: “Agora o sonho está se concretizando e vamos trabalhar também para universalizar o abastecimento d’água em todo o município de Aracati”, afirmou.

A presidente do Grupo Comunitário de Lagoa dos Portos, Maria Neusa, agradeceu a obra e disse que a comunidade realiza o sonho de ter água de qualidade dentro de casa, um beneficio que vai ficar para as próximas gerações.

“É a primeira obra de abastecimento d’água que entregamos em 2015 pelo São José III e já orientamos a nossa equipe e as empresas contratadas para a execução das obras seja rápida, para garantirmos água de qualidade para as comunidades que mais precisam”, disse o secretário do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira.

O Projeto São José III é executado pela SDA em com a parceria com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e a Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra) para a execução de obras que vão garantir segurança hídrica às comunidades rurais, promovendo a universalização da água potável e o esgotamento sanitário.

Além disso, o São José III tem como objetivo promover o desenvolvimento rural sustentável com ações voltadas à consolidação da produção e comercialização da agricultura familiar, além de contribuir para integrando-se com as políticas estaduais de desenvolvimento econômico e social de segurança hídrica. A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce) é a parceria na execução dos projetos produtivos e na assistência técnica às comunidades beneficiadas.

Estiveram presentes, o representante da unidade de gerenciamento do São José III, Jânio Menezes, o vice-prefeito do município,Valdy Meneses, vereadores e representantes da Ematerce e da Unidade de Gerenciamento Territorial do Litoral Leste.

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Marina Filgueiras – estagiária de jornalismo
marina.filgueiras@sda.ce.gov.br

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510

lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br

Twitter: @ImprensaSDA