Ceasa Cariri comemora três anos de funcionamento com resultados positivos
23 de fevereiro de 2015 - 12:00
Em 2014, a unidade ofertou 57,2 mil toneladas, superando em 78,1% os números de 2013 quando ofertou 32 mil toneladas
Inaugurada em 23 de fevereiro de 2012, a Ceasa Cariri, em Barbalha, completa hoje três anos de funcionamento. A data é comemorada com resultados positivos e um intenso processo de consolidação. Em 2014, a unidade ofertou 57,2 mil toneladas, superando em 78,1% os números de 2013 quando a unidade ofertou 32 mil toneladas. O entreposto também apresentou um crescimento 109% na circulação de veículos. Em 2013, a Ceasa Cariri registrou a entrada de 6.320 veículos, já em 2014 foram 13.229.
Os índices de crescimento na comercialização dos produtos e movimentação de veículos passaram a ser ampliados após uma decisão do Ministério Público do Ceará (MPCE), através da Procuradoria Geral de Justiça, que firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Ceasa Ceará. O documento determina que os comerciantes que vendem hortigranjeiros no atacado na região do Cariri só podem realizar as vendas dentro do entreposto da Ceasa.
Segundo Ivens Mourão, consultor da Ceasa Ceará, a comercialização atingiu a estimativa esperada. Diante disto, conforme ele, a Ceasa Cariri se transformou em um mercado abastecedor da Região Metropolitana dos municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, além das cidades do entorno e os estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
Conforme Odálio Girão, Analista de Mercado da Ceasa, apesar do longo período de estiagem no Ceará, não houve o menor risco de desabastecimento na Ceasa Cariri. Segundo ele, os produtores investiram em poços profundos e sistemas de tecnologia de irrigação; já o permissionário (comerciante), realiza uma programação de compra em outras regiões produtoras fora do Estado, possibilitando o ingresso do produto no mercado local de forma permanente. “Na ausência do alimento em áreas de produção do Ceará o comerciante procura municípios que estejam produzindo em larga escala para que não aconteça o desabastecimento”, ressalta.
Assessoria de Comunicação da Ceasa Ceará
Karla Camila Sousa
85-3299-1701
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário
Marina Filgueiras – estagiária de Jornalismo
marina.filgueiras@sda.ce.gov.br
Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA