Estado lança projetos de Crédito Fundiário na Fazenda Uruanan
27 de fevereiro de 2015 - 14:46
Ao todo serão 19 projetos, atendendo a 900 famílias dos municípios de Chorozinho, Ocara, Cascavel e Aracoiaba
O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), lançou 19 projetos na Fazenda Uruanan, que fazem parte do Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), atendendo a 900 famílias dos municípios de Chorozinho, Ocara, Cascavel e Aracoiaba.
Programa Nacional do Crédito Fundiário
O PNCF possibilita aos trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra, comprar e estruturar um imóvel rural ou projeto produtivo por meio de um financiamento. Além da terra, o agricultor pode, por meio do financiamento, construir sua casa, preparar o solo, comprar implementos, ter acompanhamento técnico e o que mais for necessário para se desenvolver de forma independente. A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematece) é responsável por todo o acompanhamento e assistência técnica da implantação do projeto.
Podem participar do programa, agricultores, trabalhadores rurais sem terra, proprietários de terra inferiores ao módulo rural e pequenos produtores rurais, com, no mínimo, 5 anos de experiência rural nos últimos 15 anos.
Fazenda Uruanan
Serão 19 projetos de financiamento de terra, implantados na fazenda Uruanan, que atenderão 900 famílias de 4 municípios cearenses.
Segundo Leuda Cândido, coordenadora da Unidade Territorial Estadual (UTE), do Crédito Fundiário no Ceará, os principais projetos que serão desenvolvidos dizem respeito à produção de caju e criação de pequenos ruminantes (ovinos e caprinos).
O PNCF existe no Ceará desde 1997. De lá pra cá, foram beneficiadas mais 7,5 mil famílias e os recursos investidos superam os R$ 110 milhões. Segundo a coordenadora da Unidade Técnica Estadual (UTE), Leuda Cândido, “é uma ação complementar à reforma agrária, com a garantia de acesso à terra através de financiamento, que permite o fortalecimento e consolidação da agricultura familiar em bases sustentáveis, tendo como princípio a participação, controle social, transparência e descentralização”.
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário
Marina Filgueiras – estagiária de jornalismo
marina.filgueiras@sda.ce.gov.br
Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA