Ministério do Meio Ambiente assina Termo de Compromisso de Cooperação Técnica

15 de abril de 2015 - 13:13

Visando implementar ações que sejam ambientalmente corretas, socialmente justas e economicamente viáveis para o setor da Agricultura Familiar, foi realizado o Seminário de Instalação do Programa de Educação Ambiental na Agricultura Familiar – PEAAF

 

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), através da Coordenadoria de Planejamento e Gestão (COPLAG) e de sua Célula de Gestão de Pessoas – CEGEP, desenvolveram o projeto: SDA Sustentável – A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) em ação. A parceria iniciou-se com a participação de servidores da SDA/CODEA/IDACE a partir da participação em Edital anterior do MMA.

Nesta quarta-feira (15) foi assinado o Termo de Cooperação Técnica entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Secretaria de Meio Ambiente (Sema) em parceria com a SDA, com o objetivo de promover ações de educação ambiental, que desenvolvam um modelo de gerenciamento ambiental para sensibilizar as atuais e futuras gerações sobre os resíduos que são gerados, promovendo a sua coleta, o tratamento e a disposição final do lixo, contribuindo com a melhora da qualidade de vida de cada servidor/colaborador.

O termo de cooperação foi assinado entre a coordenadora-geral de Educação Ambiental do MDA Neusa Helena Rocha Barbosa, o secretário do Meio Ambiente do Estado do Ceará Artur Bruno e o Superintendente do IDACE Eduardo Barbosa.

De acordo com Neusa Rocha, o programa prevê a formação de agentes populares para trabalhar a educação ambiental no campo. “Os desafios para alinhar educação ambiental, agricultura familiar e a agroecologia são muito grandes. E o Ceará é referência nesse assunto”, disse a coordenadora. O programa já aconteceu em 12 estados e será ampliado em 2015 para mais seis incluindo o Ceará.

Meio ambiente

O projeto prevê o desenvolvimento de ações de combate ao desperdício, minimização de impactos ambientais, diretos e indiretos, gerados pela atividade pública, e a promoção da gestão ambiental com qualidade e a inserção de critérios socioambientais na gestão dos serviços públicos.

Diante do exposto, como uma das primeiras iniciativas, a SDA adquiriu 06 coletores seletivos (para a sede) para que os materiais lá disponibilizados possam ser separados de forma adequada para que possamos destiná-los para o processo de reciclagem e consequente redução dos impactos ambientais.

 

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Aécio Santiago – jornalista

(85) 3101.8105 | 8137 / 8723.1539 / 9906.2147

aecio.santiago@sda.ce.gov.br

Marina Filgueiras – estagiária de Jornalismo

85-8730.6462

marina.filgueiras@sda.ce.gov.br