Audiência Pública discute seca e alternativas para produtores
20 de abril de 2015 - 12:12
Discutir os problemas da estiagem, dos programas do Governo do Estado, crédito rural e alternativas de produção para os trabalhadores rurais no município de Tabuleiro do Norte foram alguns dos temas apresentados em audiência pública realizada nesta última quinta-feira (16), em solenidade realizada na sede do Instituto Federal Tecnológico (IFCE) do município.
Presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Tabuleiro do Norte, Raimundo Lucieudo Sousa, a audiência contou com a presença de cerca de 120 pessoas entre produtores, agricultores, empresários, representantes de associações e sindicato rurais, além de autoridades como o secretário de Desenvolvimento Agrário Dedé Teixeira, o o prefeito de Tabuleiro José Marcondes Moreira, o secretário de política agrícola do BNB (Banco do Nordeste do Brasil), Manuel Canuto Neto, o presidente da Ematerce Antonio Amorim e Hermilson Marcos de Freitas, técnico da Cogerh.
Uma das principais preocupações dos produtores é a questão do crédito rural. Muitas queixas foram apresentadas referente ao mau atendimento nas agencias do Banco do Brasil e no BNB, principalmente no que se refere à negociação de dívidas. De acordo com Manuel Canuto, os produtores que possuem dívidas com o banco podem procurar a agencia o mais rápido para resolver a pendência. “Em alguns casos de contratos, poderemos dá um desconto de 85% no valor para a quitação do débito”, explicou Manuel.
Infraestrutura
Sobre a crise com a estiagem e a seca verde (quando a chuva é insuficiente para a produção agrícola), a situação é preocupante para a maioria dos produtores rurais presentes na audiência. Mesmo com as recentes precipitações de março e abril, o Açude Castanhão, que abastece a região do Vale do Jaguaribe, está com 25,77% de sua capacidade total.
O que tem garantido o mínimo de infraestrutura são alguns programas da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) como o Água para Todos e a perfuração de poços, 174 no total, de acordo com dados da Secretaria de Agricultura de Tabuleiro. A SDA acompanhará as demandas de produtores com o objetivo de garantir a aplicação e ampliação dos programas.
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário
Aécio Santiago – jornalista
(85) 3101.8105 | 8137 / 8723.1539 / 9906.2147
Marina Filgueiras – estagiária de Jornalismo
(85) 3101.8105 | 8137 / 85-8730.6462