Ceará inova com produção de soja
30 de abril de 2015 - 13:26
Empresários cearenses do setor avícola decidiram investir na produção de soja como alternativa produtiva no semi árido nordestino e para uso animal. O resultado tem sido rápido e positivo. A experiência acontece numa fazenda de produção de frangos e ovos, no município de Beberibe, numa área de 75 hectares.
Com uso de sementes trazidas do Maranhão, onde já existe a produção de soja, os produtores cearenses dividiram os 75 hectares em soja do tipo transgênica, Tracujá e Sambaíba. “Isso aqui pode ser uma das alternativas para o homem do campo, mesmo em períodos de estiagem”, explica um dos sócios da empresa Tijuca Alimentos Marden Alencar Vasconcelos.
A produção, de acordo com o consultor técnico Adalberto Pereira Lima começou em 27 de fevereiro e em três dias a planta já começava a germinar. Com o uso de sementes com inoculantes, a fixação biológica do nitrogênio torna-se mais eficaz e permitem maior fixação das raízes. “O uso do inoculante, que são bactérias usadas na planta, permite um controle e um resultado mais seguro e menos agressivo ao solo”, explica o consultor.
Ampliação
Em visita à fazenda na tarde desta quarta-feira (29), o secretário de Desenvolvimento Agrário Dedé Teixeira e técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) conheceram com mais detalhes a experiência da produção de soja, de aproximadamente 4mil quilos/hectare, que nesse primeiro momento deverá ser usada para ração animal e óleo para refino.
“Nosso objetivo é apresentar essa iniciativa como algo palpável para o nosso produtor rural e como uma das saídas para a convivência com a seca. Soubemos que nessa produção muita chuva pode até atrapalhar”, explicou o secretário, que pretende agendar outras reuniões para discutir o aproveitamento.
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário
Aécio Santiago – (85) 3101.8105 | 8723-1539
Marina Filgueiras – (85) 3101.8105/ 8137 | 8730-6462 – estagiária de Jornalismo
marina.filgueiras@sda.ce.gov.br| asscom@sda.ce.gov.br
Twitter:@ImprensaSDA