SDA, Instituto Agropolos e Ematerce promovem Dia de campo nesta terça (9)

3 de junho de 2015 - 10:34

O Governo do Estado do Ceará, por intermédio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará – SDA, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce e do Instituto Agropolos do Ceará – IAC – estarão promovendo no próximo dia 9 de junho, a partir das 8h, no Centro de Treinamento e Extensão Rural da Ematerce – CETREX, um Dia de Campo sobre Reserva Estratégica.

O objetivo será o de divulgar práticas produção, conservação e armazenamento de forragem com a utilização da fenação de pasto nativo e restos de culturas, silagem de milho, sorgo e mandioca, e utilização da palma forrageira, tendo em vista ao período de estiagem que o Estado está enfrentando.

Na oportunidade, ocorrerão demonstrações das citadas práticas e do uso de máquinas e equipamentos que permitem suas eficientes realizações. Técnicos da SDA, do Instituto Agropolos e da Ematerce estarão tirando dúvidas e conversando com produtores e representantes de cooperativas, associações e sindicatos sobre as técnicas de armazenagem de produção. “Essa é uma atividade fundamental de apoio ao pequenos e médios produtores, principalmente nesse momento onde enfrentamos um período grave de estiagem”, destacou o secretário Dedé Teixeira.

 

Cetrex

 

Sediado no município de Caucaia, distando, aproximadamente, 15 quilômetros de Fortaleza, o Cetrez tem capacidade para manter 400 treinandos em salas de aula, sendo 200 com hospedagem e alimentação.

Ocupando uma área de 25 hectares, possui 3.082m² de área coberta. Como suporte de área física, para treinamentos, dispõe de 01 auditório (143 treinandos); uma sala-auditório (200 treinandos); 06 salas de aula (40 treinandos cada); 01 sala de administração; 03 salas para servidores; 01 sala para coordenação de cursos, 01 cozinha-refeitório; 01 sala de reprografia; 01 biblioteca; 02 conjuntos de banheiro coletivos; 35 apartamentos com capacidade de 04 a 08 treinandos/unidade.

Para a execução de suas atividades, conta com 22 servidores, sendo 03 de nível superior, 03 de nível médio e 16 administrativos, dentre cozinheiras, serventes e outros de apoio.

Com toda essa estrutura física e organizacional, tem como filosofia de ação capacitar extensionistas, produtores rurais e profissionais de outras instituições públicas e privadas.

 

Serviço:

Dia de Campo

Data: 9 de junho

Horário: 8h

Local: Cetrex – Avenida Cruzeiro do Sul, km 12,5 – Distrito de Capuan, Caucaia

 

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Aécio Santiago – jornalista

(85) 3101.8105 | 8137 / 8723.1539 / 9906.2147

aecio.santiago@sda.ce.gov.br

Marina Filgueiras – estagiária de Jornalismo

(85) 3101.8105 | 8137 / 8730.6462

marina.filgueiras@sda.ce.gov.br