SDA realiza primeiro Dia de Campo de 2015
9 de junho de 2015 - 13:19
O Governo do Estado do Ceará, por intermédio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará – SDA, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce e do Instituto Agropolos do Ceará – IAC – realizou, na manhã de terça-feira, 9, com início às 8 horas, no Centro de Treinamento de Ensino e Extensão Rural da Ematerce – Cetrex, localiazado no distrito de Capuan, Caucaia-CE, um Dia de Campo sobre Reserva Estratégica.
Segundo os coordenadores da Agricultura Familiar e da Pecuária na Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), respectivamente Itamar Marques e Márcio Peixoto o evento objetivou divulgar práticas de produção, conservação e armazenamento de forragem com a utilização da fenação de pasto nativo e restos de culturas, silagem de milho, sorgo e mandioca, e a utilização da palma-forrageira, além do uso de máquinas e equipamentos, que facilitam, com eficiência, a obtenção de resultados agropecuários satisfatórios, pelos agricultores(as) cearenses, considerando-se o período de seca que o Estado enfrenta pelo quarto ano consecutivo.
Dentre as autoridades presentes, destacaram-se o presidente da Ematerce, Antonio Amorim, o Delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Ceará, Francisco Sombra, o Presidente do Instituto Agropolos, Bruno Eloy, além de técnicos da SDA, Ematerce, Agropolos e muitos produtores rurais.
Para Amorim, presidente da Ematerce, o evento foi uma oportunidade ímpar de os participantes, sobretudo agricultores(as), aumentarem seus conhecimentos, sobre essas práticas agrícolas, recomendadas aos agropecuaristas, mormente no enfrentamento de períodos de estiagem. Adiantou, ainda, que a Ematerce, por intermédio de seus extensionistas, vêm orientando os agricultores, assistidos pela empresa, a usarem-nas dentro das recomendações técnicas.
O Dia de Campo constou de cinco estações: Palma-Forrageira, Mandioca, Silagem, Amonização e Fenação.

Palma forrageira é uma cactácea altamente adequada ao clima semiárido nordestino e por isso o Governo do estado vem incrementando a expansão desta cultura. No período de 2007 a 2013, foram distribuífdas pelo Hora de Plantar 27.691776 raquetes, numa área de 2.796 hectares. O projeto REPALMA, convênio da SDA com o Ministério da Integração implantará 30 hectares de palma irrigada para produção de raquetes sementes e tem como meta final a ampliação da área de palma no Estado em mais 30 mil hectares em cinco anos.
A Mandioca é outra grande alternativa a alimentação do rebanho cearense pela sua resistência e adaptação ao semiárido e elevado teor energético. Dela se pode de fazer a silagem, o feno e a raspa.
A silagem, explicou o assessor estadual da Ematerce, Médico Veterinário Crisanto Araújo, que pode ser realizada principalmente a partir da produção de milho e sorgo, esse, ainda mais indicado pela maior resistência em anos de estiagem. A silagem é, sem dúvidas hoje, uma das práticas que tem maior crescimento na aceitação pelos criadores, pois é fundamental para a sustentabilidade da produção de carne e leite, principalmente no período seco.
A amonização é uma técnica de adição de amônia, por meio da adição de ureia, ou cal virgem na água colocando-se essa solução sobre a palhada (processo de hidrólise, em materiais forrageiros fibrosos, melhorando a digestibilidade dos ruminantes, incrementando o consumo voluntário).
A Fenação é um processo de conservação de forragem que tem como produto o feno, por meio da desidratação do pasto nativo, restos culturais, visando obter-se forragem de qualidade, para ser dado ao gado em período de escassez.

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário
Marina Filgueiras – (85) 3101.8105/ 8137 | 8730-6462
marina.filgueiras@sda.ce.gov.br
Aécio Santiago – (85) 3101.8105 | 8723-1539
aecio.santiago@sda.ce.gov.br| asscom@sda.ce.gov.br
Twitter:@ImprensaSDA