Secretário vai solicitar que órgãos federais comprem de agricultores familiares no Ceará
23 de junho de 2015 - 11:56
A presidenta Dilma Rousseff anunciou, nesta segunda-feira (22), no Palácio do Planalto, durante apresentação do Plano Safra da Agricultura Familiar, que os agricultores familiares terão R$ 28,9 bilhões para financiar a safra 2015/2016. Além do volume recorde de crédito, o Plano também tratou da ampliação da cobertura do seguro agrícola, expansão dos mercados, regularização da agroindústria familiar, criação de um programa de apoio às cooperativas entre outras medidas.
“Em todos os anos, nós ampliamos a oferta de crédito do Pronaf, pois era essencial para que a agricultura familiar do nosso País crescesse, se estabelecesse e auxiliasse a produção de alimentos do Brasil”, disse a presidenta Dilma.
Para o Secretário do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira, o Pronaf é um importante componente para o avanço da agricultura familiar em todo o país, principalmente do Nordeste, onde se econtra mais da metade dos agricultores familiares do Brasil.
O ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Patrus Ananias, destacou a ampliação dos recursos do Pronaf e a manutenção dos juros abaixo da inflação. “Isso mostra o compromisso deste governo com quem trabalha para levar alimentos para a mesa dos brasileiros”, avaliou.
Produtos da Agricultura Familiar
Durante a cerimônia, o diretor-geral da Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf), Marcos Rochinski, reconheceu o esforço do Governo Federal em valorizar o setor com mais recursos. “Não depende apenas da renda dos agricultores, mas também do desenvolvimento de milhares de municípios”, disse.
A presidente Dilma destacou a regulamentação da agroindústria familiar e a aquisição mínima de 30% das compras públicas provenientes da agricultura familiar.
O secretário Dedé Teixeira, vai solicitar que Governador Camilo Santana adote a mesma posição da Presidente, utilizando nas compras públicas produtos de agricultores familiares do Ceará, valorizando ainda mais o setor.
Anater
O ministro do Desenvolvimento Agrário destacou a ampliação do acesso dos agricultores a novas soluções e tecnologia. Para essa safra, 230 mil novas famílias serão atendidas pelos serviços de assistência técnica e extensão rural. “Nós vamos manter e ampliar a assistência técnica, que é tão essencial para o desenvolvimento da agricultura familiar. Estamos dando um passo qualitativo ao estabelecer a Agência (Anater)”, comemorou.
A presidenta Dilma anunciou também o início dos trabalhos da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e a composição do comitê diretivo da agência, que será presidida pelo engenheiro agrônomo Paulo Guilherme de Francisco Cabral. Ele ocupou a Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável, do Ministério do Meio Ambiente (MMA). “A Anater vai aproximar o agricultor familiar do crédito rural e prestar assistência técnica de qualidade para os produtores de alimentos”, destacou a presidenta.
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário
Marina Filgueiras (85) 3101.8105 | 8137
marina.filgueiras@sda.ce.gov.br / asscom@sda.ce.gov.br
Aécio Santiago (85) 3101.8105 | 8137 / 8723.1539 / 9906.2147