SDA recebe Missão de avaliação do FIDA
26 de junho de 2015 - 08:24
Além do Ceará, a Missão FIDA visitará os estados da Paraíba, Sergipe e Piauí
A Secretaria do Desenvolvimento Agrário, recebe entre os dias 25 e 27 de junho, comissão do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), para avaliação e monitoramento do Projeto Paulo Freire no Ceará.
A missão é extremamente importante, pois ajudará na coleta de dados e informações para definição do Marco Estratégico (COSOP) do FIDA para o país, que será elaborado no fim de 2015 e início de 2016.
A comissão do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola, que visita o Ceará, é formada pelo consultor sênior do FIDA, Steven Oliver, do Reino Unido, pelo consultor de desenvolvimento rural, Márcio Porto, pelo consultor de arranjo institucional e gestão do conhecimento, Igor Carneiro, pela consultora de longo prazo do FIDA, Marina Izzo, e pela consultora de desenvolvimento social e organizacional, Monica Romano, ambas da Itália.
No primeiro dia da Missão na SDA, a comissão, se reuniu com o secretário Dedé Teixeira, com o presidente da Ematerce, Antônio Amorim e com os representantes do Projeto Paulo Freire.
A coordenadora do Paulo Freire, Iris Tavares, fez uma apresentação de todos os componentes e unidades de gerenciamento, apresentando informações e dados importantes do projeto. Segundo ela, o objetivo do Projeto Paulo Freire é reduzir a pobreza e elevar o padrão de vida de agricultores familiares de 31 municípios cearenses, através do desenvolvimento do capital social e humano e da produção sustentável para aumento da renda a partir de fontes agrícolas e não agrícolas com foco prioritário nos jovens e mulheres.
No segundo dia da Missão, a comissão do FIDA visitará o escritório de projeto de Campo Sales.
Para o secretário Dedé Teixeira, a missão é de extrema importância, pois faz uma avaliação da atual situação do projeto com todos os desafios a se cumprir.
Estrutura do Projeto
O Projeto Paulo Freire é distribuído em dois componentes:
Componente I – Desenvolvimento de Capacidades. Financia a capacitação e treinamento para acesso às políticas públicas, faz assessoria técnica para prepararação e execução dos Planos de Desenvolvimento e Planos de Negócios, apresenta formação de líderes, capacita produtores e mobilizadores comunitários, forma jovens para atividades econômicas e acesso à terra, e qualifica assessores técnicos. Beneficia 60.000 famílias.
Componente II – Desenvolvimento Produtivo e Sustentabilidade Ambiental. Destinado a financiar os investimentos produtivos a serem incluídos nos Planos de Negócios das organizações comunitárias e produtivas apoiadas pelo Projeto. Beneficia 30.000 famílias.
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário
Marina Filgueiras (85) 3101.8105 | 8137 / 8730-6462
marina.filgueiras@sda.ce.gov.br / asscom@sda.ce.gov.br
Aécio Santiago (85) 3101.8105 | 8137 / 8723.1539 / 9906.2147