Feira promove oficinas de capacitação
5 de julho de 2015 - 19:11
Uma das atrações da VIII Feira Cearense da Agricultura Familiar foi o Espaço Inovações Tecnológicas. Alinhado com o trabalho já desenvolvido por entidades como a Ematerce e a própria Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), produtores puderam ter contato com novas técnicas de convívio com a estiagem e produtividade no campo.
Do Uso de Restolhos Culturais na Alimentação Animal passando pelo Uso de Sementes e Experiências com o Reuso da Água Doméstica, o espaço promoveu um importante debate para o melhor aproveitamento dos recursos no campo.
“Muitas pessoas ainda não perceberam a importância, por exemplo, da análise do solo para o melhor uso de determinada cultura, a melhor adubação e isso é decisivo para um rendimento melhor na produção”, explica José Maria Freire, consultor do projeto Castanhão da SDA e monitor da oficina Análise do Solo durante a feira da agricultura familiar.
Experiência
Para a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Paraipaba, Maria Conceição Freitas, participar das oficinas é fundamental não apenas para ajudar na melhor decisão na hora de produzir mas, também, para compartilhar a informação com outros colegas que não puderam vir.
“Antes fazíamos o plantio de sapoti, mas agora sabemos que podemos trabalhar outras culturas como a mandioca e até mesmo a criação de caprinos”, disse animada a presidente e também agricultora familiar.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Agrário
Aécio Santiago – aecio.santiago@sda.ce.gov.br
85- 98723.1539 / 99906.2147
Marina Filgueiras – marina.filgueiras@sda.ce.gov.br
85- 3101-8137 – 98730.6462