O uso racional da água e os novos desafios
8 de julho de 2015 - 07:40
A sociedade brasileira criou um hábito de desperdício com o consumo d´água durante décadas, que é o resultado de muitos anos de fartura desse precioso bem. A exceção dos períodos de seca que afligiam principalmente as populações dos sertões e interiores, as comunidades nas capitais tinham raros contatos com a escassez de água e tínhamos a falsa impressão de que teríamos esse recurso suficientemente à disposição por muito tempo.
Os tempos mudaram e a cidade de São Paulo, a mais rica do País, já mostrou a importância de repensarmos o uso da água no nosso cotidiano. O Ceará vai para o seu quinto ano consecutivo de estiagem e precisamos urgentemente pensar uma Campanha Educativa para o uso consciente e racional da água. Sou contra qualquer tipo de racionamento.
É fundamental levar novos hábitos para o dia a dia das famílias, dos condomínios, escolas, hospitais, clubes, universidades, empresas, parques industriais, entidades, órgãos públicos, visando a garantir uma reserva que nos dê uma tranquilidade razoável para as atividades econômicas e domiciliares.
Creio que a mudança de cultura na hora de lavar o carro, do banho, do uso da água no local de trabalho, o uso de alternativas na alimentação de animais, onde a SDA já desenvolve um treinamento importante com a implementação de técnicas como o cultivo da Palma Forrageira e pequenas irrigações por gotejamento, possam ajudar a reduzir drasticamente o consumo d´água.
O engajamento das pessoas é muito importante nesse momento em que a previsão é de menos chuvas e a redução das capacidades dos nossos reservatórios, além do fenômeno El Niño, que contribui decisivamente para a escassez das precipitações pluviométricas.
As ações de infraestrutura do Governo com a construção do Eixão das Águas e outros açudes foram decisivas para que mantivéssemos um índice de produtividade e consumo em Fortaleza e Região Metropolitana.
A próxima etapa para as próximas décadas e gerações é criarmos uma nova consciência e cultura do uso alternativo e inteligente d´água. Essa missão é de todos os cidadãos
Dedé Teixeira
Secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado