Patrus Ananias defende pacto pela Reforma Agrária ampla até 2018

31 de julho de 2015 - 08:33

 

A manhã desta quinta-feira (30) foi especial para o ministro do Desenvolvimento Agrário Patrus Ananias, que cumpre agenda no Ceará para lançamento do Plano Safra, acompanhado do secretário do Desenvolvimento Agrário Dedé Teixeira e vários representantes de movimentos como o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).

A comitiva foi recebida no Assentamento Nova Canaã, área rural distante cerca de 25 quilômetros da sede de Quixeramobim, assentamento coordenado pelo MST há 11 anos e que já está está a prestes inaugurar uma escola modelo do campo de ensino fundamental e médio, que deve atender a partir do ano que vem cerca de 300 alunos do Assentamento Nova Canaã e comunidades de assentados da região.

O assentamento, uma área de 6.540 hectares, mantém 85 famílias produzindo desde derivados do leito como queijos e doces até verduras, hortaliças, artesanato e bordados. O investimento, através de crédito fundiário pelo Banco do Brasil e recursos do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social), teve um investimento de R$5milhões, segundo o presidente da Associação dos Assentados do Assentamento Nova Canaã, Francisco Bento de Páscoa.

 

História

Para o ministro Patrus Ananias, a visita a Quixeramobim e no Ceará entrou para sua história como ministro e pessoa pelas grandes experiências que tem presenciado junto às entidades rurais organizadas e, principalmente pelo grande poder de mobilização demonstrado por essas entidades no âmbito da agricultura familiar.

“O Governo Federal, através do MDA vai trabalhar em duas linha estratégicas quando o assunto é reforma agrária: incrementar e apoiar o desenvolvimento da agricultura familiar e assentamentos e darmos condições dignas para todos os acampados e assentados em todo o Brasil e consolidar a reforma agrária até 2018”, disse o ministro reforçando que planejar conhecer todo mês pelo menos um Território de Desenvolvimento como forma de ampliar o debate e propor ações sobre essa importante política pública em diversas áreas da comunidade.

O secretário Dedé Teixeira reforçou a importância de manter esse diálogo entre governo e entidades sociais, que vem garantindo alternativas e saídas para os mais diversos problemas como a estiagem que entra para o quinto ano consecutivo no Ceará. “O governador Camilo Santana tem participado e recebido prefeitos para essa ampla discussão não apenas sobre a estiagem, mas sobre investimentos para os municípios, discutindo amplamente e dialogando com os diversos segmentos. A agricultura familiar é uma realidade iniciada quando ainda o governador era secretário de Desenvolvimento Agrário e estruturou os projetos e a secretaria que temos atualmente”, destacou Dedé Teixeira.


 

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Aécio Santiago (85) 3101.8105 | 8137 / 8723.1539 / 9906.2147

aecio.santiago@sda.ce.gov.br

Marina Filgueiras (85) 3101.8105 | 8137

marina.filgueiras@sda.ce.gov.br / asscom@sda.ce.gov.br