Cartas de crédito fundiário vão incrementar produção da Agricultura Familiar
1 de agosto de 2015 - 00:00
A agenda do ministro do Desenvolvimento Agrário Patrus Ananias teve como primeiro ato a entrega de cartas de crédito a agricultores familiares dos municípios de Beberibe, Pacajus e Maranguape.
A solenidade aconteceu na Escola Profissionalizante Dr. José Alves da Silveira, no município de Quixeramobim, e contou com a participação de diversas autoridades e representantes de movimentos sociais como MST, sindicatos, associações e Quilombola.
Além do ministro Patrus Ananias e do secretário de Desenvolvimento Agrário Dedé Teixeira, estiveram presentes o líder do Governo na Câmara Federal, o deputado federal José Nobre Guimarães, o deputado federal Odorico Monteiro, o presidente da Ematerce Antonio Amorim, do Idace Eduardo Barbosa, representante do Território do Desenvolvimento do Vale do Curu e Sertão Central Humberto Teixeira, a diretora do Instituto Agropolos Sonia Braga, o prefeito de Quixeramobim Cirilo Pimenta e prefeitos da região
Cartas de crédito
Na ocasião serão entregues quatro cartas de créditos para agricultores familiares dos municípios de Pacajus, Maranguape e Beberibe, no valor total de R$ 124.293,54 (Cento e vinte e quatro mil duzentos e noventa e três reais e cinquenta e quatro centavos), representantes de 52 associações. Os valores são recursos para investimento em aquisição de projetos da agricultura familiar.
O entrega das cartas de crédito compuseram a agenda de lançamento do Plano Safra 2015/2016 da Agricultura Familiar, lançado na última quarta-feira, no Palácio da Abolição, com a presença do ministro Agrário Patrus Ananias, o governador Camilo Santana e o secretário de Desenvolvimento Agrário Dedé Teixeira.
Segundo o secretário Dedé Teixeira, a nova política de territorialização abraçada pelo governador Camilo Santana é um dos passos mais importantes para um salto de qualidade na implementação de políticas públicas no campo e nas cidades. “Com essa visão estratégica, poderemos integrar as ações e consolidar os programas como o Paulo Freire, o São José e tantos outros que vem garantindo a subsistência e o avanço no desenvolvimento econômico dos agricultores familiares”, disse Dedé Teixeira enfatizando, ainda, outro fator importante: a obrigatoriedade da compra de produtos da agricultura familiar por parte dos órgãos públicos como escolas, hospitais, presídios. Trinta por cento dessas compras deverão ser adquiridas junto à agricultura familiar, que já responde 73% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros.
Pronaf
Implementado no Estado do Ceará pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e Banco do Brasil, o Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) tem a Ematerce como principal instituição de integração do credito rural ao serviço de assistência técnica e extensão rural.
A carta dirigida ao governado Camilo Santana, na solenidade no palácio, trás um conjunto de proposições para o desenvolvimento de um Plano de Agroecologia para o Ceará, a partir da experiência do Ministério do Desenvolvimento Agrário na implementação da Política e do Plano Nacional de Agroecologia.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Agrário
Aécio Santiago – (85) 3101.8105 | 8723-1539
aecio.santiago@sda.ce.gov.br| asscom@sda.ce.gov.br
Marina Filgueiras – (85) 3101.8105/ 8137 | 8730-6462
marina.filgueiras@sda.ce.gov.br
Twitter:@ImprensaSDA