Projeto Dom Hélder é inspiração para assentamento

1 de agosto de 2015 - 00:00

O Assentamento Alegre, no município de Quixeramobim, foi uma das paradas durante na visita do ministro do Desenvolvimento Agrário Patrus Ananias ao Ceará,nesta quinta-feira (30), para lançamento do Plano Safra e conhecer a realidade dos programas voltados para a Agricultura Familiar no estado.

Reunido com cerca de 70 pessoas numa das residências do assentamento, o ministro acompanhado do secretário Dedé Teixeira e comitiva com o prefeito de Quixeramobim Cirilo Pimenta, a secretária do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Quixeramobim Rosangela Alves, a presidente da Associação dos Assentados do Assentamento Alegre, do presidente da Ematerce Antonio Amorim entre outras lideranças, conheceu as principais conquistas e reivindicações dos assentados, atualmente cerca de duas mil famílias.

Entre uma das principais queixas, a volta do projeto Dom Hélder Câmara como um dos principais motores para a continuidade de diversos programas na área da assistência técnica rural. “Essa paralisação do projeto foi muito prejudicial para todos nós, porque não demos sequencia ao desenvolvimento de várias ações fundamentais para uma convivência de qualidade com o semiárido, principalmente nesse atual momento de estiagem”, explicou Rosângela Alves, secretária do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Quixeramobim.

O projeto aconteceu de 2003 a 2013 promovendo capacitações e treinamentos na área de projetos produtivos agrícolas, reforma agrária, que envolve uma média de 28 comunidades na região, com incentivo à promoção de ações que possibilitem a definição de ações prioritárias que possam alterar, significativamente, a qualidade de vida através dos serviços como a água, energia, saúde, educação, emprego, produção e comercialização. Na ocasião atendeu 19 assentamentos e 52 áreas do Sertão Central.

Os assentados também pediam a ampliação do Garantia Safra, a renegociação das dívidas, bolsa estiagem, redução do milho da Conab e crédito emergencial.

Sustentabilidade

Criada em 1998 através de desapropriação direto com os donos da terra, o Assentamento Alegre atualmente atende cerca de 35 famílias com vários programas entre eles uma unidade de beneficiamento de mel, um Biodigestor que produz gás metano para uso doméstico, além da instalação de cisternas de calçadão com capacidade para armazenar 52mil litros d´água, criação de aves, quintal produtivo, produção consorciada de algodão agroecológico.

O ministro Patrus Ananias e o secretário Dedé Teixeira receberam de representantes do assentamento relatório com todas as atividades desenvolvidas na região, os resultados e os projetos para incremento nessa segunda fase do projeto. “Nós temos o compromisso de olhar e apoiar o desenvolvimento de um trabalho como esse realizado aqui, que é a mais uma constatação de que estamos no caminho certo quando falamos de agricultura familiar no Ceará. Temos o projeto Paulo Freire, que cuidamos pessoalmente para funcionar nessa nova etapa atuando em 31 localidades de três regiões, Inhamuns, Sobral e Cariri Oeste. E vamos trabalhar muito para que essas iniciativas continuem ampliando o horizonte desses jovens e trabalhadores do campo em geral”, falou Dedé Teixeira.


Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário


Aécio Santiago (85) 3101.8105 | 8137 / 8723.1539 / 9906.2147

aecio.santiago@sda.ce.gov.br


Marina Filgueiras (85) 3101.8105 | 8137

marina.filgueiras@sda.ce.gov.br / asscom@sda.ce.gov.br