Técnicos da Embrapa e Petrobras apresentam projeto de reúso da água
4 de agosto de 2015 - 08:40
Engenheiros da Petrobras e técnicos da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) reuniram-se, ontem pela manhã, no gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) para discutir com o secretário Dedé Teixeira e técnicos da SDA sobre projeto de reúso da água, que é retirada da perfuração de poços de petróleo nos municípios de Aracati e Icapuí.
De acordo com o engenheiro da Petrobras, Ricardo Pinheiro, há cerca de quatro anos a companhia estatal vem utilizando a água que vem junto com a extração de petróleo em áreas de irrigação de mamona, sendo a primeira experiência do tipo no Brasil. A água é imprópria para o consumo humano.
A área irrigada compreende uma área quatro hectares, na Fazenda Belém, num assentamento do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) com culturas sob controle permanente pelos técnicos da Embrapa. Experiência similar, de acordo com os engenheiros da Petrobras, só acontece nos Estados Unidos, nos estados de Texas e Luiziana e na Arábia Saudita. “Queremos muito levar o projeto para a segunda fase, pois é um recurso que está à nossa disposição, já temos um estudo da Universidade Federal do Ceará (UFC), que comprova sua viabilidade e, por isso, procuramos a SDA e o Instituto Agropolos para ampliar o projeto”, explicou o engenheiro Ricardo Pinheiro.
Segunda etapa
O desafio agora é evoluir para a segunda fase do projeto, ampliando a área irrigada para 100 hectares e explorando as culturas de mamona, eucalipto, abacaxi e girassol ornamental. Além do secretário Dedé Teixeira, participaram da reunião o presidente do Agropolos Bruno Eloy, os técnicos da Embrapa Lindbergue Araújo, Olmar Weber, Fábio Miranda e Gustavo Pinto, chefe de P&D, os gerentes da Petrobras Ricardo Pinheiro e Alexandre Baydon e Leodilma Dantas, coordenadora de Planejamento, Monitoramento e Avaliação do Instituto Agropolos.
Para a implementação da segunda fase, serão necessárias contratações de pessoal para acompanhamento e monitoramento do projeto. Próxima semana, os técnicos da Petrobras, Embrapa, Agropolos e SDA se reúnem com diretores da Semace (Superintendência Estadual do Meio Ambiente) para discutir a questão da licença ambiental para ampliação do projeto.
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário
Aécio Santiago (85) 3101.8105 | 8137 / 8723.1539 / 9906.2147
Marina Filgueiras (85) 3101.8105 | 8137