Seminário detalha Plano Safra 2015-2016
11 de agosto de 2015 - 00:00
Técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) apresentaram nesta terça-feira (11), detalhes de financiamento do Plano Safra 2015-2016, lançado em junho pela presidente Dilma Rousseff e com a presença do ministro do MDA Patrus Ananias em julho último.
De acordo com Francisco Sombra, delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o objetivo do encontro é detalhar o Plano Safra, que teve recorde de recursos anunciados, no total de R$28,9 bilhões e que vai atender no Ceará mais de 100 mil novos contratos num total de cerca de R$685 milhões. Serão apresentadas as normativas e as questões relativas ao crédito.
Além de representantes de várias prefeituras como Arneiroz, Jaguaruana, Monsenhor Tabosa e São Benedito, o encontro foi marcado pelas presenças de representantes do Banco do Nordeste do Brasil e Banco do Brasil, os maiores financiadores de crédito rural na agricultura familiar. Também estiveram presente o presidente do Instituto Agropolos Bruno Eloy e o secretário de Políticas Agrícola da Fetraece José Francisco de Almeida.
Extensão
Segundo o diretor do Departamento de Financiamento e Proteção à Produção da Secretaria da Agricultura Familiar do MDA, João Luiz Guadaguin, é importante enfatizar o trabalho de extensão rural e técnica junto com o crédito. “Avançamos bastante na questão do acesso ao crédito e isso é um passo decisivo. Mas é preciso olhar estrategicamente para a assistência técnica”, explica João Luiz.
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário
Aécio Santiago (85) 3101.8105 | 8137 / 8723.1539 / 9906.2147
Marina Filgueiras (85) 3101.8105 | 8137