Melhoria Genética aumenta produção de leite

18 de agosto de 2015 - 11:12

O crescimento na produção de leite no Estado do Ceará vem sendo um dos destaques da produção pecuária nos últimos anos. Apesar do quarto consecutivo de estiagem, programas desenvolvidos em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), Ematerce, prefeituras e produtores vem proporcionado capacitação, aumento de produtividade e ganho de mercado.

O crescimento, segundo o supervisor do Núcleo de Ovinos e Caprinos da SDA, Antônio Nunes de Oliveira deve-se a vários fatores, entre eles os vários programas de apoio a produção animal desenvolvidos ao longo de vários anos, principalmente de 2007 para os dias atuais quando na gestão do então secretário Camilo Santana. Dentre os programas, está o de Melhoramento Genético, onde a SDA distribui butijões de nitrogênio com 100 doses de sêmen de touros leiteiros de alta produção.

No Programa Hora de Plantar está inserido, também, a produção de Forragem, através da Distribuição de Palma Forrageira, que é uma planta cactácea que se adapta muito bem ao semiárido, e a cada ano vem sendo ampliado, garantindo o alimento animal mesmo em períodos de seca, além da distribuição de sementes de sorgo e milho, visando à produção de silagem para a alimentação animal.

A distribuição de tanques de resfriamento de leite bovino e caprino pelo Estado é mais um programa que colaborou ´para o crescimento da produção de leite no Estado do Ceará. O produto é armazenado e levado para processamento pelas empresas de laticínios. “Hoje, nós temos distribuídos em todo o estado 221 tanques de resfriamento incluindo leite bovino e caprino, que permitiu aos pequenos produtores mais de uma ordenha por dia”, explicou Nunes.

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Aécio Santiago (85) 3101.8105 | 8137 / 8723.1539 / 9906.2147

aecio.santiago@sda.ce.gov.br

Marina Filgueiras (85) 3101.8105 | 8137

marina.filgueiras@sda.ce.gov.br / asscom@sda.ce.gov.br