SDA realiza Dia de Campo em Mauriti
20 de agosto de 2015 - 09:11
O evento superou todas as expectativas de público totalizando mais de 312 participantes cadastrados
O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) e com o Instituto Agropolos do Ceará , realizou na última sexta-feira (14) o Dia de Campo sobre produção e reserva estratégica de alimentos para os rebanhos durante os períodos de estiagem, no Sítio Gravatá em Mauriti-CE.
O evento, que teve o objetivo de difundir novas tecnologias, auxiliando o produtor rural no planejamento e produção da reserva estratégica de alimentos para seus rebanhos nos períodos de estiagem, fortalecendo a assistência técnica e extensão rural nos território rural do Cariri, foi composto por seis estações: Palma Forrageira, Inseminação Artificial, Silagem, Mandioca, Amonização e Fenação.
Na Estação da Palma Forrageira, o coordenador de Apoio às Cadeias Produtivas da Pecuária (Coape), Márcio Peixoto e o Diretor da Agricultura Familiar, Itamar Lemos explanaram sobre a cultura abordando pontos importantes como ações governamentais acerca da distribuição mudas das variedades resistentes a cochonilha do carmim no estado, método de propagação acelerando o aumento das áreas implantadas, característica da cultura, manejo necessário e sua importância como alternativa na alimentação de ruminantes e fonte de renda com a venda de mudas.
Na Estação da Silagem, os Instrutores Miriam e Marcílio da EMATERCE abordaram a importância de um planejamento forrageiro nos períodos chuvosos para armazenamento da forragem a ser utilizada nos períodos secos. Para tal, caracterizaram algumas espécies passíveis de ensilagem, elencaram as etapas necessárias para o processo, enfatizando a necessidade de cada uma para se obter uma boa silagem. Citaram as diversas alternativas de silo para armazenamento, encerrando através de uma prática em silos de superfície e cincho.
Na Estação da Mandiocultura, os Instrutores Antônio Raimundo e Marcílio da Codaf falaram sobre a utilização da mandioca na alimentação animal, o incentivo ao cultivo racional da cultura como reserva alimentar para os animais domésticos nos períodos secos, assim como as práticas de conservação e armazenamento dos produtos da planta como raiz, maniva, parte aérea, etc. Ressaltando, ainda, a mandioca na alimentação de ruminantes nas formas ´´in natura”, ensilada e fenada, com vistas a formar reserva nutritiva para os períodos de estiagem. Apresentaram, também, a produção de biomassa a partir da cultura da mandioca em 2014, baseado nas estimativas do IBGE, mostraram a importância das raízes e parte aérea da mandioca como alimento energético e proteico, respectivamente, para os ruminantes e monogástricos como suínos e aves, além da oferta das raízes desidratadas na forma de farelo.
Na Estação da Amonização, os Instrutores Leandro Mota e Adriano Moura da Coape falaram sobre as dificuldades que os pecuaristas enfrentam nos períodos de estiagem e como eles podem aproveitar os restos de culturas existentes na propriedade, transformando-as em uma fonte de alimento alternativo para os animais através da prática de amonização. Explanaram sobre conceito da técnica, quais os produtos necessários, suas quantidades, e procedimento a serem adotados. Foram elencadas algumas opções de palhadas de culturas a serem utilizadas, quais os custos, quando e como utilizar o material amonizado e em quais quantidades poderão ser fornecidos aos animais. Ao final, foi feita demonstração da preparação do material para a amonização.
Na Estação da Fenação, os Instrutores Tiago Medeiros, Pedro Eymard e Astro César falaram sobre as vantagens e o processo de conservação de forragens através da desidratação, que terá como produto final o feno. Na explanação, abordaram as opções forrageiras aptas a fenação, suas características e sobre o processo. Foi explanado também quais os tipos e equipamentos utilizados para a produção do feno. Ao final, foi feita a demonstração das diversas formas confecção dos fardos, para tal foram demonstradas as práticas manual e mecanizadas.
Em cada estação foi distribuído material informativo para os participantes.
O Dia de Campo contou com a presença dos representantes de Prefeituras Municipais, da Prefeitura de Mauriti, de Produtores locais, do proprietário da fazenda, dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e do Agropolos, além do representante do Governo do Estado, Fernando Santana, presidente da EMATERCE, Antônio Amorim, diretor administrativo e financeiro da EMATERCE, Maximiliano de Medeiros, coordenador da Agricultura Familiar na SDA, Itamar Marques, coordenador da Pecuária na SDA, Márcio Peixoto, coordenador da Pecuária na EMATERCE, Augusto Cezar Menezes e Técnicos da EMATERCE e SDA.
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário
Marina Filgueiras – (85) 3101.8105/ 8137 | 8730-6462
marina.filgueiras@sda.ce.gov.br
Aécio Santiago – (85) 3101.8105 | 8723-1539
aecio.santiago@sda.ce.gov.br| asscom@sda.ce.gov.br
Twitter:@ImprensaSDA