Ceará terá Plano Diretor de Irrigação

21 de agosto de 2015 - 13:11

O Ceará terá a partir de 2016 um Plano Diretor de Irrigação que vai fazer o zoneamento das áreas de cultivo no Estado. O projeto, executado pelo Governo do Estado em parceria com o Ministério da Integração, será lançado durante a 22ª Semana Internacional da Fruticultura, Floricultura e Agroindústria (Frutal 2015) que ocorre de 1 a 3 de setembro, no Centro de Eventos do Ceará. Este ano, a feira traz como tema principal a “Otimização da Água na Produção Agrícola”.

“O nosso grande desafio é produzir mais, ter mais renda, com a mesma quantidade de água ou menos. O Ceará já é um dos Estados do Brasil que tem o melhor índice de uso da água porque sempre foi criado com pouca água, mas precisamos melhorar e dar mais eficiência ao cultivo”, afirmou o secretário adjunto da Pesca, Aquicultura e Agricultura (SPA), Euvaldo Bringel, ontem, durante o lançamento do Frutal 2015, no Centro de Eventos do Sebrae.

Ele explica que este plano diretor será um importante instrumento que o Estado passará a ter no combate à seca. Elaborado com base nas novas águas que virão com a conclusão das obras de transposição do rio São Francisco, previstas para serem concluídas pelo Governo Federal no ano que vem, o plano vai traçar estratégias para potencializar o setor agrícola no Estado.

Dentre estas, a indicação das novas fronteiras agrícolas que vão surgir a partir do São Francisco, quais locais em que já está saturado o uso da água, as culturas que devem ser substituídas, as que serão estimuladas e também recomendações quanto à outorga do uso da água.

O Plano Diretor de Irrigação, um investimento estimado em R$ 1 milhão, será assinado durante a Feira e tem previsão de implantação de nove meses. Paralelo ao plano, também será apresentado na Feira o estudo para uma outorga diferenciada em relação ao uso da água que privilegie as culturas de maior valor agregado.

Para o secretário, estes projetos, aliados às estratégias macro de captação de novas águas, como a transposição do São Francisco, o reuso de água no Complexo Industrial de Pecém e projetos de dessalinização da água do mar, são fundamentais para impulsionar a roda da economia agrícola no Estado. De acordo com dados da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), de janeiro a outubro de 2014, a exportação de frutas do Ceará caiu 3,6%.

“É preciso dar mais segurança aos produtores. Hoje temos vários produtores do Ceará que estão comprando fazendas em outros Estados, mesmo tendo aqui as melhores condições de produção. No momento em que a gente equilibrar isso com a chegada do São Francisco e as outras opções que estamos fazendo, dá um novo alento para estes produtores voltarem a investir no Ceará”, afirmou.

O desafio de pensar alternativas para melhor utilização da água no solo, seja no desenvolvimento de novas tecnologias, no redirecionamento de cultivo ou nas certificações agrícolas, vai nortear também o III Inovation meeting (INOVAGRI) e o Global G.A.P Tour 2015, eventos que ocorrem paralelos ao Frutal. Com 180 estandes confirmados, a feira espera movimentar R$ 12 milhões em negócios. A expectativa é de que passem pela Feira mais de 30 mil visitantes.

Presente ontem ao lançamento do Frutal 2015, no Centro de Eventos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/CE), o superintendente da instituição, Joaquim Cartaxo, destacou a importância de investir em inovação para driblar a crise hídrica. “O problema da crise hídrica é uma fragilidade enorme na área da produção agrícola, todo mundo precisa da água, não tem como fabricar. Então, precisamos trabalhar para que esta adversidade seja diminuída. Quem produz tem que racionalizar o uso desta matéria-prima, investir em melhorar a gestão e investir em inovação, porque quem não inova, perde competitividade”, afirmou Cartaxo.

 

opovo.com.br


Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Marina Filgueiras –   (85) 3101.8105/ 8137 | 8730-6462

marina.filgueiras@sda.ce.gov.br

Aécio Santiago – (85) 3101.8105 | 8723-1539

aecio.santiago@sda.ce.gov.br| asscom@sda.ce.gov.br

Twitter:@ImprensaSDA