Abertura da Conferência de Segurança Alimentar destaca cidadania

26 de agosto de 2015 - 00:00

A abertura da 5ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar (CESAN) aconteceu nesta terça-feira (25) e contou com a participação de mais de 300 pessoas, que compareceram ao Ponta Mar Hotel. A conferência acontece até amanhã (27) e tem o objetivo de fortalecer os compromissos políticos para a promoção da soberania alimentar.

A conferência, que tem como tema ‘Comida de Verdade no Campo e na Cidade: por direitos e soberania alimentar’, contou com a participação de várias autoridades entre eles o secretário de Desenvolvimento Agrário (SDA) Dedé Teixeira, a presidente do CONSEA-CE (Conselho de Segurança Alimentar-CE), Malvinier Macedo, o secretário Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) Josbertini Clementino, o secretário Nacional de Segurança Alimentar Arnaldo Campos e a presidente Nacional do Conselho de Segurança Alimentar Maria Emília Lisboa, além de representantes de comunidades quilombolas, rurais e indígenas.

Na ocasião, o secretário Dedé Teixeira fez a entrega de dois projetos de implantação de cisternas ao secretário Nacional de Segurança Alimentar Arnaldo Campos. Um projeto no valor de R$150milhões para execução de 50mil cisternas e o segundo no valor de R$20milhões para execução de 1.224 cisternas em equipamentos públicos com foco na saúde. Os recursos são do Governo do Estado do Ceará e União. Atualmente, no Ceará, já foram implementadas 221 mil cisternas, que tem garantido grande parte do abastecimento d´água nas regiões mais afetadas pelo quarto ano de estiagem no estado.

Soberania e cidadania

Para o secretário Dedé Teixeira, é preciso renovar as esperanças para conquistas que, definitivamente, irão colocar os cearenses a caminho da cidadania. “Ter saído do mapa da fome foi muito importante para o País. Precisamos avançar na consolidação da cidadania, e a SDA vem promovendo esse caminho, através de políticas de democratização da água com a implantação de cisternas e de implantação de inovação tecnológica para a convivência no semiárido”, explicou Dedé.

O secretário de Desenvolvimento Agrário ainda destacou a importância da decisão da presidente Dilma Rousseff em garantir que 30% dos produtos adquiridos pelo Governo Federal venham da Agricultura Familiar, o que já vai ser seguido no Ceará através de decreto do governador Camilo Santana. Forças Armadas como Exército, hospitais, creches, escolas, presídios, deverão ser os principais compradores dos produtos, que já abastecem 72% dos domicílios em todo o Brasil.

 

ONG´s parceiras da SDA que executam cisternas no Ceará

Idef (Instituto para o Desenvolvimento Econômico Familiar) – Santa Quitéria

Cadesc – Tejuçuoca

Cetra – Fortaleza

Ceat – Sobral

Cealtru – Fortaleza

Copasat – Fortaleza

Fetraece – Fortaleza

ACPA – Sobral

IFP – Crato

ACB – Crato

Cáritas – Crato

IVM – Canindé

Codh – Senador Pompeu

IEA – Iguatu

IAC – Quixeramobim

Cactus – Santa Quitéria

OBAS – Barreira

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Aécio Santiago – (85) 3101.8105 | 8723-1539

aecio.santiago@sda.ce.gov.brasscom@sda.ce.gov.br

Marina Filgueiras –   (85) 3101.8105/ 8137 | 8730-6462

marina.filgueiras@sda.ce.gov.br

Twitter:@ImprensaSDA