Economia solidária entra na pauta da SDA
27 de agosto de 2015 - 13:07
O secretário da Secretaria Nacional de Economia Solidária, do Ministério do Trabalho e Emprego, Paul Singer, esteve no Ceará nesta quinta-feira (27) para reunião com representantes de várias secretarias do Governo do Estado do Ceará, para alinhar algumas ações para implementação e integração de projetos na área da economia solidária.
O encontro aconteceu na sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, em Fortaleza, e contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Agrário Dedé Teixeira, de Josbertini Clementino, secretário Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), do superintendente do Trabalho no Ceará Afonso Cordeiro Torquato Neto, do superintendente do Idace (Instituto de Desenvolvimento Agrário) Eduardo Barbosa e do coordenador do Projeto São José Lafaete Almeida
O objetivo do encontro é discutir formas de integrar e implementar ações conjuntas para execução de programas em economia solidária com diversos setores como educação, cultura, meio ambiente, igualdade racial, juventude entre outros. Para o secretário Nacional Paul Singer, um entusiasta do tema economia solidária, é fundamental escutar e apreender junto às realidades das diversas comunidades. “A maioria dos programas exitosos em todo o mundo é de iniciativa dessas comunidades. Queremos pensar num Sistema Financeiro Solidário (SFS), que seja abastecido pela poupança das pessoas que já participam de projetos de economia solidária. Atualmente, essas pessoas espalham essa poupança no sistema financeiro convencional”, destacou Singer.
Outro ponto discutido no encontro é a inclusão de alguns programas de economia solidária no Plano Plurianual (PPA) e a perspectiva de emancipação da economia solidária, visando o desenvolvimento sustentável para mulheres do campo e juventude, público geralmente alvo de violência e preconceito.
Integração
No entendimento do secretário Dedé Teixeira, é importante haver mais integração entre as iniciativas, os programas e as secretarias. “Essa intersetorialidade e integração entre as iniciativas e programas é imprescindível para o sucesso de várias políticas públicas. Atualmente não dialogamos como deveríamos entre setores e pastas afins. Precisamos enfrentar esse desafio para obter resultados mais efetivos”, lembrou Dedé.
O secretário Paulo Singer também já se reuniu, ontem à tarde, no Palácio da Abolição com o Élcio Batista, secretário-chefe do Gabinete do Governo do Estado do Ceará, para começar alinhar um canal de comunicação para futuras agendas em torno da inclusão da economia solidária em várias programas do Governo do Estado.
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário
Aécio Santiago – (85) 3101.8105 | 8723-1539
aecio.santiago@sda.ce.gov.br| asscom@sda.ce.gov.br
Marina Filgueiras – (85) 3101.8105/ 8137 | 8730-6462
marina.filgueiras@sda.ce.gov.br
Twitter:@ImprensaSDA