Crédito Fundiário é tema de encontro estadual
2 de setembro de 2015 - 00:00
O encontro, promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), aconteceu nesta terça (01/09)
A coordenadora Leuda Zimmermann e técnicos da Unidade Técnica Estadual (UTE) – que integra a Coordenadoria de Crédito Rural e Políticas Afins (Cocred), da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) – participam, desde segunda-feira (31/08), do primeiro seminário “Encontro Estadual – Reforma Agrária e Crédito Fundiário”. O encontro, promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), aconteceu até ontem (01/09).
Nos dois dias de evento, as pautas abordadas são: Conjuntura agrária, Reforma agrária no Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS), bem como o balanço das ações, desafios e perspectivas para a execução dos principais programas destinados à implantação e desenvolvimento dos projetos de assentamento no Estado. O encontro conta com a participação de diversos diretores de sindicados, membros do poder público e da sociedade civil.
O Programa Nacional de Crédito Fundiário foi apresentado pela coordenadora da UTE. Leuda Zimmermann realizou uma explanação geral sobre o programa e pontuou quesitos fundamentais que ilustram o desenvolvimento, bem como a execução do PNCF no Ceará.
“É importante salientar os critérios que envolvem o crédito fundiário. A cada apresentação é importante observar e pautar o que é o programa, como funciona, quem pode participar, esclarecer que propriedades podem ser adquiridas e a documentação necessária para iniciar o processo”, destaca a coordenadora.
Segundo o técnico Aglailton Paixão, representante da UTE do estado de Pernambuco, é importante promover esses encontros, pois há a oportunidade de partilhar experiências exitosas e os gargalos. “Quando estamos em seminário, é a oportunidade que temos de mostrar a realidade de cada Estado, apresentamos as práticas e o que é desenvolvido por meio do PNCF”, observa o técnico.
PNCF
O Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) oferece condições para que os trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra possam comprar um imóvel rural por meio de um financiamento. O recurso ainda é usado na estruturação da infraestrutura necessária para a produção e assistência técnica e extensão rural. Além da terra, o agricultor pode construir sua casa, preparar o solo, comprar implementos, ter acompanhamento técnico e o que mais for necessário para se desenvolver de forma independente e autônoma. O financiamento pode tanto ser reembolsável e não reembolsável.
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário
Aécio Santiago – (85) 3101.8105 | 8723-1539
aecio.santiago@sda.ce.gov.br| asscom@sda.ce.gov.br
Marina Filgueiras – (85) 3101.8105/ 8137 | 8730-6462
marina.filgueiras@sda.ce.gov.br
Twitter:@ImprensaSDA