Secretário entrega título de terra

2 de setembro de 2015 - 00:00

Dando continuidade ao processo de agilização de Regularização Fundiária da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) para os próximos anos, o secretário Dedé Teixeira fez a entrega nesta terça-feira (1º) do título de terra à família do produtor Raimundo Manuel de Souza, do município de Icapuí, litoral leste do Ceará.

A posse já era uma reivindicação antiga de Raimundo de Souza e somente agora foi possível a desburocratização e agilidade do processo para a emissão do título. “Esta é uma das políticas que estamos empenhados em dá prosseguimento na nossa gestão à frente da secretaria. A regularização da terra é muito importante para essas famílias e esse processo estava suspenso em Icapuí”, explica Dedé Teixeira.

O trabalho de agilização de regularização fundiária também é uma política pública de consolidação pelo Governo Federal, que através do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) vai trabalhar em duas linhas estratégicas em relação à reforma agrária: incrementar e apoiar o desenvolvimento da agricultura familiar e assentamentos e dar condições dignas para todos os acampados e assentados em todo o Brasil e consolidar a reforma agrária até 2018.

A meta foi anunciada pelo ministro do MDA Patrus Ananias durante lançamento do Plano Safra no Ceará. O ministro reforçou que irá conhecer todo mês pelo menos um Território de Desenvolvimento como forma de ampliar o debate e propor ações sobre essa importante política pública em diversas áreas da comunidade.

Inclusão econômica

O secretário Dedé Teixeira reforçou a importância de manter esse diálogo entre governo e entidades sociais, que vem garantindo alternativas e saídas para os mais diversos problemas como a estiagem que entra para o quinto ano consecutivo no Ceará. A questão da regularização fundiária é muito importante dentro de uma ampla política de apoio e fortalecimento às comunidades quilombolas, indígenas, jovens e mulheres. Queremos criar um ambiente propício para o desenvolvimento de cadeias produtivas e a agroindústria familiar.

“O governador Camilo Santana tem participado e recebido prefeitos para essa ampla discussão não apenas sobre a estiagem, mas sobre investimentos para os municípios, discutindo amplamente e dialogando com os diversos segmentos. A agricultura familiar é uma realidade iniciada quando ainda o governador era secretário de Desenvolvimento Agrário e estruturou os projetos e a secretaria que temos atualmente”, destacou Dedé Teixeira.

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Aécio Santiago – (85) 3101.8105 | 8723-1539

aecio.santiago@sda.ce.gov.br|    asscom@sda.ce.gov.br

Marina Filgueiras –   (85) 3101.8105/ 8137 | 8730-6462

marina.filgueiras@sda.ce.gov.br

Twitter:@ImprensaSDA