Agricultura familiar será fortalecida em Senador Pompeu

5 de setembro de 2015 - 00:00

A realização da 35ª Feira de Exposição Agropecuária neste último final de semana, no município de Senador Pompeu, marcou o retorno de um dos mais importantes eventos do setor do Sertão Central cearense. Apesar de já ir para quase 40 anos de realização, a feira ficou quase 20 anos suspensa.

Na abertura da edição 2015, o secretário de Desenvolvimento Agrário Dedé Teixeira fez questão de enfatizar a importância da vocação econômica da região para a agricultura familiar, os pequenos e médios negócios da pecuária e da agroindústria familiar. “Este espaço do parque de exposição precisa ser ocupado e aproveitado pela cidade. É necessário desenvolver outras atividades, fazer da feira um grande instrumento de desenvolvimento econômico do município e da região. A SDA vem fazendo esse papel de incentivador da agricultura familiar em vários municípios como Itapipoca, Iguatu, Crato, fortalecendo as feiras e aperfeiçoando a assistência técnica, que é outro grande desafio”, esclareceu Dedé Teixeira.

Em seu discurso, o secretário fez questão de comunicar que vai levar ao governador Camilo Santana o projeto de requalificação e reforma do Parque de Exposição Agostinho Alves Bezerra. O deputado federal José Guimarães também se comprometeu a aprovar emenda parlamentar para investimento na reforma e ampliação do parque. Senador Pompeu já foi cenário de grandes exposições agropecuárias e vamos retomar esse projeto para 2016 com um grande evento.

Segundo o deputado, ainda neste segundo semestre de 2015, será agendada visita do governador Camilo Santana para assinatura de Ordem de Serviço para inauguração de escola profissionalizante, centro educacional infantil e a recuperação da entrada da cidade.

Segurança hídrica

O deputado José Guimarães foi ainda mais enfático ao garantir que o projeto de Transposição do Rio São Francisco será entregue em agosto de 2016. “Nunca se fez tanto pela segurança hídrica e alimentar neste País. Vamos fortalecer as feiras de agricultura familiar, atuar mais junto aos bancos de fomento dos pequenos e médios negócios rurais. Além disso, com a construção de pequenas e médias barragens não teremos tanta dificuldade em momentos de estiagem como o que estamos passando”, explicou José Guimarães.

 

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Aécio Santiago – (85) 3101.8105 | 8723-1539

aecio.santiago@sda.ce.gov.br|    asscom@sda.ce.gov.br

Marina Filgueiras –   (85) 3101.8105/ 8137 | 8730-6462

marina.filgueiras@sda.ce.gov.br

Twitter:@ImprensaSDA