Meta do PAA é atender 100% de entidades sociais
9 de setembro de 2015 - 00:00
A Coordenadoria de Desenvolvimento Territorial e Combate à Pobreza Rural da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) organizou na manhã desta quarta-feira (9), a apresentação do Plano de Trabalho do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para prefeitos, representantes de sindicatos e associações.
Dos 122 municípios que atualmente trabalham com o programa, cerca de 35 estiveram representados no encontro, que aconteceu no auditório da Ematerce, em Fortaleza. De acordo com a orientadora da Célula de Combate à Pobreza Rural, Mônica Macedo, o programa foi criado e executado a partir de 2009 atendendo inicialmente 50 municípios, passando para 99 no ano seguinte e a meta para 2016 é atender 157 municípios cearenses.
“Somente este ano foram investidos R$6,619 milhões, operacionalizados principalmente para a agricultura familiar, que nesse quarto ano consecutivo de seca tem garantido uma convivência mais equilibrada no sertão e semiárido”, explicou Mônica.
Segundo a coordenadora, a meta para 2015 é de que 30% das entidades sociais atendidas pelo Governo do Estado do Ceará adquiram produtos do programa. Em 2016, passe para 50% das entidades e em 2017 100% adquiram, através do governo, produtos do PAA.
Execução
Para Inácio Mariano, coordenador do Desenvolvimento Territorial da SDA, é importante que os técnicos responsáveis pela execução do programa nos municípios cumpra os prazos de prestação de contas para que um instrumento fundamental como política pública e social não sofra descontinuidade. “Tem município que é atendido com R$500 mil, movimentando a economia local de maneira importante, principalmente nesse momento em que enfrentamos mais um ano de estiagem”, explicou Inácio.
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário
Aécio Santiago – jornalista
(85) 3101.8105 | 8137 / 8723.1539 / 9906.2147
aecio.santiago@sda.ce.gov.br
Marina Filgueiras – estagiária de Jornalismo
85-8730.6462
marina.filgueiras@sda.ce.gov.br