Secretário participa de audiência sobre Plano Agroecológico

30 de setembro de 2015 - 00:00

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará promoveu, na tarde desta terça-feira (29), audiência pública para discutir o Plano Agroecológico e a Impulsão de uma Política de Agroecologia Participativa para o Ceará pelo Governo Estadual. A audiência foi proposta pelos deputados estaduais Elmano de Freitas, Renato Roseno e Moisés Braz, presidente da Comissão Agropecuária da Assembleia Legislativa.

Além de diversas autoridades e representantes de movimentos sindicais e sociais como Cristina Nascimento, da Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA), o secretário de Desenvolvimento Agrário Dedé Teixeira e Cássio Trovatto, integrante da Câmara Interministerial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), participaram prefeitos e outras lideranças como o presidente da Fetraece – Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará Luis Carlos Ribeiro Lima. O debate também foi acompanhado por dezenas de pessoas interessadas no tema e lotou a sala da comissão.

Na ocasião, também foi lançado o Movimento Ceará Agroecológico, organizado e formado por trabalhadores e trabalhadoras rurais, agricultores, assentados, da Reforma Agrária, pescadores artesanais, quilombolas entre outros movimentos sociais. Para o deputado estadual Renato Roseno, é importante o Governo se posicionar mais fortemente por uma produção agroecológico e por uma participação mais ativa dos pequenos e médios produtores. “Vamos trabalhar forte aqui na assembleia para aprovar a lei contra a pulverização aérea, que vem causando problemas graves de saúde às pessoas por conta dos altos índices de agrotóxicos”, defendeu Renato Roseno.

Pioneirismo

Para o secretário Dedé Teixeira, existem iniciativas importantes que precisam ser aprimoradas para a construção do Plano Agroecológico. Em junho último, a presidente Dilma Rousseff lançou uma importante ação no sentido da valorização dos produtos agroecológicos e da agricultura familiar. Agora, segundo o secretário, 30% das compras governamentais precisam vir da agricultura familiar.

“Isso é uma conquista significativa e mostra a preocupação do governo em dinamizar o processo produtivo de qualidade e saudável. Somente o projeto Paulo Freire, coordenado pela SDA vai investir em capacitação e aperfeiçoamento de políticas agroecológicas em 600 comunidades de 31 municípios do sertão cearense”, explicou o secretário durante sua apresentação na audiência.

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Agrário

Aécio Santiago –   aecio.santiago@sda.ce.gov.br

85- 3101-813798723.1539 / 99906.2147

Marina Filgueiras – marina.filgueiras@sda.ce.gov.br

85- 3101-8137 – 98730.6462