Arca das letras participa do SemiáridoShow 2015
23 de outubro de 2015 - 14:23
A feira da Agricultura Familiar acontece em Petrolina – Pe
Aconteceu em Petrolina-Pe, o Semiárido Show 2015 que é o maior evento para a agricultura familiar da região Nordeste. As atividades reuniram cerca de 200 pessoas, entre técnicos da rede Assistência Técnicas e Extensão Rurais (Ater) e beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) de cinco estados nordestinos.
A Grande estrutura do evento integra num só espaço,de 20 hectares, os avanços da pesquisa técnico-científica, das políticas públicas e a experimentação agropecuária das organizações não governamentais voltadas para o meio rural do Semiárido brasileiro.
A Coordenadora Estadual do Programa Arca das Letras, Sandra Bandeira, participa do seminário representando a Secretaria do Desenvolvimento Agrário. Ela fez uma visita as unidades demonstrativas tecnológicas da EMBRAPA SEMIÁRIDO.
“Precisamos despertar o interesse do agricultor e sensibilizar técnicos e extensionista quanto a necessidade de uma produção mais sustentável e limpa” – disse a tecnóloga em agroecologia, Dinamarta Ferreira que esclareceu para os agricultores sobre o uso indiscriminado de agrotóxico e a transição na forma de produção para o modelo agroecológico.
O Técnico da Emplanta (PI), Edivar Veloso, resaltou a importância de se conhecer as novas técnicas e experiências que venham contribuir para o aprimoramento da agricultura familiar no semiárido. “Temos feito parte do que está sendo apresentado na oficina, mas as novidades e experiências nos ajudam a potencializar os resultados”, relatou.

Oficinas
No evento aconteceu uma oficina que teve como tema os quintais produtivos, forma diversificada de produção, que potencializa o uso dos quintais das propriedades rurais. De acordo com o técnico do Instituto Flor do Pequi (CE), Pablo Cristian de Oliveira, trata-se de uma forma de produção que pode melhor a qualidade de vida do agricultor familiar. “Os quintais produtivos, surgem como uma alternativa para que o agricultor possa produzir mais, aumentar a renda e integrar a família no trabalho. Garante o autoconsumo e o aumento da renda”, ressaltou.
O agricultor Santino Barbosa de Souza, de Antonina do Norte (CE), já usa técnica e comemora os resultados. “Usamos nossos quintais para produzir hortaliças, frutas e criar pequenos animais (aves e suínos). Começamos o projeto em 2013, desde então nossa renda dobrou e vai aumentar ainda mais, pois começamos a comercializar a produção para o PAA”, conta.
A convergência de inovações tecnológicas, a articulação de projetos comuns, a afirmação e valorização dos recursos naturais e socioeconômicos desse ambiente exclusivo do Brasil, o Bioma Caatinga, põe a Feira SemiáridoShow 2015 naqueles pontos que se cruzam novas ideias, pesquisas, mobilização social, sensibilidade pública, empreendedorismo solidário.
O SemiáridoShow 2015 vem mostrar mais uma vez como é possível produzir a partir da compreensão das condições climáticas, do acesso a terra, água e ao clima da região, tendo como base a busca pelo desenvolvimento de um sistema produtivo agroecológico.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Agrário
Marina Filgueiras – marina.filgueiras@sda.ce.gov.br – 85- 3101-8137
Aécio Santiago – aecio.santiago@sda.ce.gov.br – 85- 3101-8137
Bruno Andrade – bruno.martins@sda.ce.gov.br