ONU vai aumentar apoio à agricultura familiar brasileira

26 de outubro de 2015 - 13:59

O Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (Fida), agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU), apresentou nesta quinta-feira (22/10), em Brasília, a avaliação de seis programas agrícolas brasileiros, apoiados pelo Fida desde 2008. Os representantes do Fundo, que participaram da abertura da oficina de avaliação, anunciaram que vão aumentar o apoio à agricultura familiar brasileira. Está previsto o investimento de mais R$ 200 milhões, nos próximos 3 anos. Ao todo, 11 programas brasileiros recebem investimentos desde 1980. As ações se concentram no Nordeste e R$ 3 bilhões já foram investidos.

Para o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, que participou da abertura da oficina de avaliação, é preciso que os programas tenham acompanhamento, para que se atinja os objetivos. “Considero que as políticas públicas sejam permanentemente monitoradas, avaliadas, para que tenhamos os resultados. Assim, sabermos o que está acontecendo lá na ponta, se os programas estão cumprindo os seus objetivos e suas metas”, disse.

O diretor do Fida no Brasil, Oscar Garcia, adiantou que o próximo estado a ser implementado mais um programa, provavelmente, será o Maranhão. Atualmente, existem projetos no Ceará, Piauí, Paraíba, Pernambuco e Bahia. Segundo ele, as ações têm sido importantes para a melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares. “Os programas têm mostrado uma significativa redução da pobreza e inclusão de famílias na agricultura familiar”, disse.

Na avaliação da secretaria de mulheres da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do estado do Ceará (Fetraece), Rosângela Moura, os programas desenvolvidos pelo governo brasileiro para a agricultura familiar, em parceria com o Fida, estão incentivando mais as mulheres e os jovens. “É necessário expandir o projeto por todo o nordeste. As mulheres e os jovens estão se sentindo muito mais valorizados”, afirmou.

 

Ceará

No último dia 20, o Governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, recebeu uma Missão formada por 11 técnicos de vários países como a Índia, China, Holanda e a Itália, representando o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) , no Palácio da Abolição. A Missão desembarcou em Fortaleza para uma visita técnica ao projeto Dom Hélder Câmara (PDHC) e avaliações independentes aos projetos do FIDA no Brasil.

As visitas foram realizadas no município de Caraúbas, no Rio Grande do Norte, no Assentamento Santa Agostinha, onde os técnicos avaliaram os projetos com manejo da caatinga, apicultura/entreposto de mel, produção de cosméticos do grupo de jovens; sistema de reuso de água cinza para produção de alimentos (Bioágua Familiar), creche, abastecimento de água, barragens subterrâneas, cisternas de placa, criação e comercialização de galinhas, entre outros, e no Assentamento Galho de Angico, onde conheceram as propostas em andamento que atuam nas áreas de horta e pomares, sistema de reuso de água cinza para produção de alimentos (Bioágua Familiar), criação de galinhas e caprinos, fábrica de doces, reciclagem de resíduos sólidos entre outros

 

Destaques

De acordo com os resultados apresentados pelo Fida, os projetos Dom Hélder Câmara e Gente de Valor se destacam pelos bons resultados na gestão de água e na alta produtividade.


 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Agrário

Marina Filgueiras – marina.filgueiras@sda.ce.gov.br – 85- 3101-8137

Aécio Santiago – aecio.santiago@sda.ce.gov.br – 85- 3101-8137