Técnicos do MDA e SDA discutem projeto Uruanan

28 de outubro de 2015 - 00:00

O projeto de regularização fundiária das famílias acampadas na Fazenda Uruanan vem sendo acompanhado pelo MDA e SDA e a previsão é em 2016 sejam viabilizado recursos para os assentamentos das 900 famílias

 

Representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Secretaria de Desenvolvimento Agrário reuniram-se na manhã desta quarta-feira (28), no gabinete do secretário da SDA Dedé Teixeira, para discutir o projeto de assentamento rural de 900 famílias na Fazenda Uruanan e suas implicações para o aperfeiçoamento do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF).

Participaram da reunião o secretário Dedé Teixeira, o secretário de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) Ademar Lopes, o diretor nacional do Departamento de Crédito Fundiário Francisco das Chagas Ribeiro Filho, o delegado do MDA no Estado do Ceará Francisco Sombra, o coordenador operacional do PNCF Márcio da Silva, o presidente da Fetraece Luiz Carlos Ribeiro, o superintendente do INCRA no Ceará Roberto Gomes, entre outros.

Os ocupantes da fazendo Uruanan reivindicam o acesso aos recursos do PNCF para a compra de 10,341mil hectares numa área avaliada em cerca de R$31milhões, localizada nos municípios de Ocara, Chorozinho, Aracoiaba e Cascavel. Ainda nesta quarta-feira, técnicos da Universidade Federal do Ceará irão visitar as áreas de acampamento para levantar dados sobre manejo de hortas, produção de algumas culturas como caju, abastecimento d´água e de energia entre outras questões de infraestrutura.

Exemplar

Em visita no último mês de julho para lançamento do Plano Safra 2015-2016, o ministro do Desenvolvimento Agrário Patrus Ananias confirmou que o ministério já vem acompanhando a luta dessas famílias e que o caso será incluído como um dos casos exemplares no novo modelo de Reforma Agrária que será desenvolvido pelo Governo Dilma. “A nossa meta é agregar valor aos assentamentos com uma nova visão produtiva, que garanta qualidade dos produtos e sua comercialização e viabilidade técnica. A Fazenda Uruanan está inserida nesse contexto e eu levarei pessoalmente para a presidente Dilma Rousseff”, falou o ministro, que reforçou está muito satisfeito e surpreso com a grande capacidade de mobilização e organização dos movimentos sociais e rurais, principalmente na região do Sertão Central.

Entre os investimentos previstos para a área do assentamento, já está a construção de uma Usina de Beneficiamento de Caju e projeto de produção agroecológico e orgânico. De acordo com os estudos, a região tem capacidade de manter uma produção de 30milhões de quilo de caju/ano.

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Agrário

Aécio Santiago – aecio.santiago@sda.ce.gov.br

Marina Filgueiras –   marina.filgueiras@sda.ce.gov.br