Bactéria é utilizada no combate a pragas do campo
4 de novembro de 2015 - 07:00
Desde 2012, o Governo do Estado do Ceará possui uma fábrica de inseticida biológico (biofábrica), que funciona na sede da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), sob a gestão da Coordenadoria de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Codaf).
A biofábrica é responsável pela produção de Bacillus thuringiensis (Bt), bactéria encontrada naturalmente no solo e utilizada para o controle da lagarta-do-cartucho do milho, Spodoptera frugiperda, praga bastante destrutiva e que causa grandes prejuízos aos agricultores.
“Nosso foco principal, além da economia do custo de produção, é ter uma implicação positiva na questão da preservação da saúde do agricultor e sua família e na preservação do meio ambiente”, afirma Irlanda Lima coordenadora do laboratório de produção de bioinseticida.
A produção de Bt pela biofábrica, procedimento ecologicamente correto, será distribuída gratuitamente aos agricultores da agricultura familiar cadastrados no Projeto Hora de Plantar, para combater uma das principais pragas do milho, a lagarta-do-cartucho.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Agrário
Aécio Santiago – aecio.santiago@sda.ce.gov.br (85) 3101-8137
Bruno Andrade – bruno.martins@sda.ce.gov.br (85) 3101-8137