Dessalinização é tema de conferência na Embrapa
5 de novembro de 2015 - 00:00
A Embrapa Agroindústria Tropical, em parceria com a Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (NUTEC) e o CREA/CE, realizou na manhã desta quinta feira, 05 de novembro, uma conferência intitulada “Dessalinização Sustentável de Água do Mar”. O evento ocorreu na sede da Embrapa, no campus do Pici.
Na ocasião, o presidente do NUTEC, Francisco Magalhães, ressaltou a importância da conferencia ao afirmar que a dessalinização é uma importante ferramenta para pensarmos a solução da crise hídrica não só no estado do Ceará, mas no Brasil. A conferencia contou, também, com a participação do secretário de Desenvolvimento Agrário Dedé Teixeira e uma palestra sobre dessalinização e seus processos, apresentada por representante da empresa Degrémont, afiliada ao grupo ambiental Suez, uma das empresas de maior destaque global nos processos de dessalinização.
Recursos hídricos
Em virtude da crise hídrica, uma das alternativas para as regiões que sofrem com a escassez de água doce é tratar a água salobra e a água do mar. Para torná-las apropriadas ao consumo humano, é necessário fazer a dessalinização, processo físico-químico de tratamento de água que retira o excesso de sais minerais, micro-organismos e outras partículas sólidas presentes na água salgada e na água salobra, obtendo água potável para consumo.
Em todo o mundo são adotados quatro métodos diferentes para promover a conversão da água salgada em potável: a Osmose Inversa, a Destilação Multiestágios, a Dessalinização Térmica e o método por Congelamento.
Ações de Dessalinização no Ceará
O programa Água Doce, do Ministério do Meio Ambiente (MMA), com contrapartida do Governo do Estado, pretende implantar 222 equipamentos para dessalinização de água em poços artesianos. O produto da dessalinização será destinado preferencialmente ao consumo humano, beneficiando mais de 80 mil cearenses de 44 municípios. O investimento é de R$ 44 milhões entre repasses federal e estadual.
Em 19 de março de 2015, os moradores de comunidades rurais de 45 municípios do sertão cearense receberam a notícia da implantação de 222 dessalinizadores para tratar a água de poços artesianos para consumo humano, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente. O governador Camilo Santana assinou a ordem de serviço para a instalação dos equipamentos, com investimento de R$ 44 milhões vindos do Governo Federal com contrapartida do Tesouro Estadual. Eles irão beneficiar cerca de 80 mil cearenses que integram as chamadas “populações difusas”, as mais vulneráveis, com menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) no sertão.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Agrário
Rhaíza Lima – rhaiza.lima@sda.ce.gov.br – 85- 3101-8137
Aécio Santiago – aecio.santiago@sda.ce.gov.br – 85- 3101-8137