Energias renováveis são utilizadas na Agricultura Familiar

12 de novembro de 2015 - 10:00

Com o investimento de R$ 242,5 mil em equipamentos para a geração de energia limpa, o Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e o Fundo Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (FEDAF), vem apoiando famílias, nos municípios de Quixeré (na comunidade da Lagoinha) e em Irauçuba (na comunidade Saco do Vento), com a implantação de 24 placas solares (sendo 12 placas em cada município), que servem para a geração de energia e é distribuída para irrigação de bananeira.

O Fedaf possui projetos instalados e em funcionamento que auxiliam os produtores rurais na geração de energia a partir de recursos naturais. O primeiro projeto está voltado para a micro geração de energia solar, localizado na comunidade Saco do Vento e atende a 10 famílias (em 10 residências) mais uma central de bombeamento de água para a comunidade que é utilizada na irrigação da agricultura familiar. O outro projeto é de micro geração de energia eólica no município de Quixeré (na comunidade da Lagoinha.

A instalação das placas serviu de protótipo para o Estado e agricultores. Devido a baixa quantidade de chuvas no estado, a energia convencional, gerada a partir de usinas hidroelétricas, se torna cara para quem vive da agricultura e isso faz com que se busque outras fontes de energia.“O objetivo principal do projeto é diminuir os custos para o produtor rural e também ajudar a conservação do meio ambiente, já que a energia solar é uma fonte limpa de energia”, afirma o secretário executivo do Fedaf, Marco Aurélio.


Mais sete projetos a serem instalados em 2015

Esta não é a única iniciativa do estado, no que se refere ao uso de placas solares, para a irrigação de bananeira, pois existem sete projetos tramitando no Banco Nacional do Nordeste (BNB). Cinco projetos estão voltados para o município de Quixeré, um em Aracati, no projeto João Paulo II e mais um na Cooperativa Agroecológica da Agricultura Familiar dos Caminhos de Assis, em Maranguape (Cooperfam) totalizando 36 placas solares a serem instaladas, além da micro geração de energia eólica instalada na comunidade de Barreiras.


Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Agrário

Bruno Andrade – bruno.martins@sda.ce.gov.br – 85- 3101-8137

Aécio Santiago – aecio.santiago@sda.ce.gov.br – 85- 3101-8137

Marina Filgueiras – marina.filgueiras@sda.ce.gov.br – 85- 3101-8137