Lançamento do ‘Mundo da Caatinga’ é prestigiado por autoridades na Assembleia

18 de novembro de 2015 - 13:57

 

Em sessão solene, no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, foi realizado na noite de ontem desta segunda-feira (16), o lançamento do livro ‘O Mundo da Caatinga’, de autoria da jornalista Ângela Marinho e iniciativa do Instituto Nordeste XXI com apoio do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) e Projeto São José, patrocínio do Instituto Agropolos e Banco Mundial.

Na ocasião, também aconteceu o lançamento da II Conferência da Caatinga -Desenvolvimento Humano com Sustentabilidade no Semiárido, que acontecerá em 2016 no Ceará e tem por objetivo também, a criação do Comitê Estadual da Conferência, que ficará responsabilizado pela organização e mobilização dos diversos atores envolvidos com a temática em nosso estado.

Participaram da solenidade o secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMA) Artur Bruno, o deputado estadual autor do requerimento da sessão solene Odilon Aguiar, o secretário de Desenvolvimento Agrário Dedé Teixeira, o superintendente da Funasa Leonildo Peixoto Farias, o jornalista e presidente do Instituto Nordeste 21 e coordenador da II Conferência da Caatinga Francisco Bezerra, a presidente da Fundação Bernardo Feitosa senhora Maria Dolores de Andrade Feitosa, o professor Osmar de Sá Ponte, da Universidade Federal do Ceará (UFC) e o professor Benedito Vasconcelos Mendes, representante da Universidade Federal do Semiárido (UFERSA).

 


 

Legado

Para o secretário Dedé Teixeira, o livro sobre a caatinga é um legado e o maior acervo sobre um dos principais biomas brasileiros. “É uma alegria muito grande acompanhar todo esse momento, que resgata e valoriza a caatinga e o Nordeste brasileiro. É uma motivação a mais para o lançamento da II Conferência da Caatinga e na mobilização para divulgar esse trabalho em escolas públicas, movimentos sociais entre outros”, disse o secretário Dedé Teixeira.

Desmistificar a realidade do semiárido nordestino também foi outro objetivo do livro, segundo um dos idealizadores e organizadores da conferência, jornalista Francisco Bezerra. “Estamos mobilizados para que a Proposta de Emenda Constitucional 504/2010 seja aprovada no Congresso e possamos ter a Caatinga e o Cerrado como Patrimônio Nacional, a exemplo do que já acontece com a Amazônia, Pantanal Mato-grossense e Mata Atlântica”, explicou Bezerra.

 

A Obra

A obra, coordenada em seu conteúdo pela experiente jornalista Ângela Marinho, foi escrita em estilo primoroso, linguagem jornalística, leve, direta e com informações regionais estratégicas. Inicialmente, descreve a natureza do semiárido nordestino, com seus recursos hídricos, clima, solos, fauna, flora, para depois contemplar o homem caatingueiro nas suas dimensões social, ambiental, cultural e política.

O livro amplia o debate sobre o bioma da Caatinga, fazendo um levantamento histórico, geográfico e sobre o processo produtivo dessa biodiversidade que compreende 844.453 quilômetros quadrados, o equivalente a 11% do território nacional.

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Agrário

Aécio Santiago – aecio.santiago@sda.ce.gov.br – 85- 3101-8137

Marina Filgueiras – marina.filgueiras@sda.ce.gov.br – 85- 3101-8137