Comitê Integrado de Combate à Estiagem acontece na SDA

24 de novembro de 2015 - 11:50

A reunião do Comitê Integrado de Combate à Estiagem no Estado do Ceará, que regularmente ocorre na sede do Corpo de Bombeiros, todas as segundas-feiras, aconteceu, nesta última segunda-feira (23), no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), com o objetivo de realizar uma avaliação do trabalho desenvolvido ao longo do ano e, principalmente, os impactos na perca de safra referente aos anos de 2014 e 2015

O comitê, coordenado pelo secretário da SDA Dedé Teixeira, contou com a participação de representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), através da coordenadora nacional do Programa Garantia Safra Dra Maria Dione de Freitas, da coordenadora do Grupo de Coordenação de Estatística Agropecuária do Ceará (GCEA) Regina Dias, do delegado do MDA no Estado do Ceará Francisco Sombra, do coordenador da Coordenadoria de Crédito Rural e Políticas Afins (Cocred), Arimateia Gonçalves e do presidente da Aprece (Associação dos Municípios do Estado do Ceará), Expedito Nascimento, além de prefeitos, vereadores e líderes de movimentos sociais e sindicatos.

Esta foi a 156° edição do comitê, que existe desde 2012 com a finalidade de agilizar e receber demandas referente à problemas com estiagem no Estado do Ceará e reúne, além de prefeitos, vereadores, líderes de entidades e movimentos sociais, representantes da Defesa Civil, Exército, Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), SDA, Cogerh, Funceme (Fundação Cearense de Metereologia e Recursos Hídricos), Cagece, Coelce, Ematerce, IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), entre outros.

Uma das principais pautas apresentadas no encontro desta segunda-feira (23) foi a inclusão de 62 municípios que ainda estão fora da folha de pagamento do Garantia Safra. Atualmente, já estão sendo pagas as parcelas de R$180,00 para mais de 236mil agricultores de 111 municípios cearenses. O Ceará é o Estado do Brasil que mais atende produtores rurais que tiveram 50% ou mais de perca de safra, através do Garantia Safra.

Cálculo

A coordenadora nacional do Programa Garantia Safra, Dione de Freitas, apresentou ao público do evento os métodos de cálculo utilizados pelo MDA para a verificação de perdas no programa Garantia Safra: “O MDA analisa diversos aspectos dos municípios para que nossos resultados garantam maior exatidão possível nas informações. O programa Garantia Safra beneficia diversas famílias em todo Brasil e deve ser administrado com rigor e transparência”, afirma.

Regina Dias em seguida apresentou as Comissões Municipais de Estatísticas Agropecuárias (COMEA), reuniões com grupos de especialistas da agropecuária locais com o objetivo de avaliar os dados da produção agrícola de cada município, atualizar números da última safra e os prognósticos para a próxima safra dos principais produtos cultivados. “Os dados discutidos nessas comissões ajudam na estruturação de políticas públicas de convivência com a estiagem. Seria muito interessante que mais municípios do estado do Ceará formassem comissões como essas”, afirmou.

Finalizando a reunião, o presidente da Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural (Ematerce), Antônio Amorim, apresentou os encaminhamentos colocados durante a reunião do comitê. Foi colocada a necessidade de compor um comitê para discutir o programa Garantia Safra no Ceará, que deve contar com representantes de diversos municípios, ainda a ser desenvolvido. Ao final da reunião, Dione Freitas realizou consultoria com cada representante de municípios interessados em informações sobre a atuação do Garantia Safra.

Para o secretário Dedé Teixeira, o trabalho do comitê é fundamental nesse processo de superar as dificuldades de mais um ano de estiagem e de estar sempre aberto ao diálogo, ouvindo e direcionando com urgência as demandas dos municípios. “O encontro de hoje foi a necessidade de continuarmos dando transparência total ao processo de inclusão dos municípios no Garantia Safra. Fazemos isso regularmente todas as segundas-feiras, numa reunião que é aberta a todos. O Ceará está pronto pra enfrentar os problemas de mais um ano de estiagem com inovação, planejamento e monitoramento”, alertou Dedé Teixeira.


Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Agrário

Rhaíza Lima – rhaiza.lima@sda.ce.gov.br – 85- 3101-8137

Aécio Santiago – aecio.santiago@sda.ce.gov.br – 85- 3101-8137

Marina Filgueiras –   marina.filgueiras@sda.ce.gov.br – 85- 3101-8137