SDA entrega 186 matrizes de Projeto de Inclusão Social da Caprinocultura Leiteira

3 de dezembro de 2015 - 00:00

Participantes do Bolsa Família, no município de Tauá (Região dos Inhamuns),  receberam nesta quinta-feira (3) 186 matrizes dentro do Projeto da Caprinocultura Leiteira

A Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), com financiamento do Ministério do Desenvolvimento Social, Governo do Estado do Ceará através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, com o apoio do Instituto Agropólos e as secretarias de agricultura municipais beneficiarão 33 famílias no município de Tauá com a complementação de 186 matrizes leiteiras de repasse.

O secretário de Desenvolvimento Agrário Dedé Teixeira e o coordenador da Coordenadoria de Apoio às Cadeias Produtivas da Pecuária Márcio Peixoto, fizeram a entrega dos certificados aos produtores durante solenidade na manhã desta quinta-feira (3).

O repasse faz parte da formação do núcleo de produção de leite caprino do Distrito de Calumbí, beneficiando nove famílias inicialmente, recebendo cada uma 10 matrizes. O projeto de Caprinocultura leiteira tem como objetivo a geração de emprego e renda para as pessoas que estão cadastradas no Programa Bolsa Família. O projeto já está implementado em Tauá e Quixadá, beneficiando 140 famílias há cerca de cinco anos.

O projeto é construído por diversas etapas envolvendo capacitação sobre manejo alimentar, reprodutivo e sanitário de caprinos leiteiros, visitas técnicas com grupo de produtores, realização de dias de campo, curso de associativismo e gestão de  empreendimentos em cada município.

Também foram implantados quatro tanques de resfriamento de leite de cabra e implantação de 1,5 hectare de reserva alimentar por beneficiário. Cada família beneficiada recebeu um núcleo de 20 matrizes mestiças leiteiras e um reprodutor puro de origem de raça leiteira.

O projeto se encontra na segunda fase, onde os beneficiários estão devolvendo 10 crias caprinas para beneficiar outras famílias obedecendo aos mesmos critérios, além da comercialização do leite assegurada pelo Programa Leite Fome Zero no valor de R$ 1,29 por litro produzido.

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Agrário

Aécio Santiago – aecio.santiago@sda.ce.gov.br – 85- 3101-8137

Bruno Andrade- bruno.martins@sda.ce.gov.br – 85- 3101-8137