Mãos que Reciclam recebe secretários e coordenadores
16 de dezembro de 2015 - 10:23
O projeto que funciona na Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor José Jucá Neto, recebe hoje a visita de secretários e coordenadores de 3 secretarias do estado
A humanização dos presídios tem como base a transformação do ambiente carcerário por meio da educação e inclusão social. Para fortalecer essa ideia foi criado o Programa Mãos que Reciclam, que consiste na capacitação e mão de obra dos detentos para confecção de objetos através de banners e é uma parceria da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) com a Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus).
As novas instalações do projeto, que funciona na Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor José Jucá Nestor, receberá, na tarde de hoje (16), às 14h, a visita do Coordenador de Planejamento e Gestão da SDA, Inácio Mariano, Socióloga da Célula de Recursos Humanos, Samara de Paula, do secretário da SEJUS, Hélio Leitão e do secretário da SESPORTE, Jeová Mota, além da idealizadora do projeto, Elane Lima.
O projeto, através dos dez internos que produzem pastas e lixeiras automotivas a partir de banners que não têm mais utilidade, receberá novos banners, armários e geláguas, que vão melhorar as condições de trabalho dos internos.

Mãos que reciclam
O projeto foi criado em junho de 2014 com objetivo de levar o debate sobre responsabilidade social e desenvolvimento sustentável para as instituições governamentais e para a unidade prisional do Estado do Ceará, agregando ao trabalho exercido pelos internos uma conscientização para sustentabilidade e que essa consciência, socialmente responsável, seja capaz de transformar realidades.
O Mãos que Reciclam consiste na capacitação e mão de obra dos internos da Casa de Privação Provisória de Liberdade III – CPPLIII, para produção de pastas e lixeiras através de banners descartados, vindos das instituições governamentais, para serem reutilizados em eventos realizados pelo Governo do Estado.

Doação de itens esportivos
Durante a visita ao CPPL, a Sejus receberá da Sesporte aproximadamente 500 itens esportivos, entre bolas, raquetes, redes e outros itens para os presídios.
Os materiais serão direcionados tanto aos internos como aos agentes penitenciários, que poderão ter um momento de lazer nos seus horários de descanso, após o recebimento de alguns itens. Todas as grandes unidades prisionais da RMF que possuem estrutura para a prática de atividades receberão as doações.
Serviço
Visita ao Programa Mãos que Reciclam – Casa de Privação Provisória de Liberdade III (CPPL III)
Data: 16/12/2015
Horário: 14h
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Agrário
Marina Filgueiras – marina.filgueiras@sda.ce.gov.br – 85- 3101-8137
Aécio Santiago – aecio.santiago@sda.ce.gov.br – 85- 3101-8137