Secretário prestigia Lançamento do Plano de Enfrentamento ao Mosquito Aedes Aegypti
21 de dezembro de 2015 - 12:19
O lançamento aconteceu no Centro de Eventos com a presença do prefeito Roberto Cláudio e do governador Camilo Santana
O secretário do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira, participou na manhã de hoje (21) do lançamento do Plano de Enfrentamento ao Mosquito Aedes Aegypti, no Centro de Eventos do Ceará. O evento contou com a presença do prefeito Roberto Cláudio e do governador Camilo Santana.
Na ocasião, foram apresentadas informações técnicas, ações reforçadas de enfrentamento ao mosquito e a campanha para chamar a população ao combate. O Plano é fruto de uma ação integrada de todos os setores do Governo do Estado, além da parceria com os governos federal e municipais.
Para o prefeito Roberto Cláudio, as ações são emergenciais e devem começar no início de janeiro. “Foi feio um mapa da cidade onde as regiões com maior risco estão destacadas em vermelho e terão ações mais frequentes, porém em toda Fortaleza acontecerá mutirões de forma prioritária”, concluiu.
O Governo do Estado tem reunido gestores, coordenadores e técnicos para nivelar informações, por determinação do governador Camilo Santana, que provocou um encontro dos governadores com a presidente Dilma, no início de dezembro, após pedir apoio ao Governo Federal no combate ao inseto.
Segundo o governador Camilo Santana, essa é uma luta sem partido ou ideologia, onde todos os cearenses devem se reunir para combater o mosquito. “Cada um de nós devemos ser especialistas no assunto, pois a prevenção é o principal caminho para o combate”.
Ainda segundo Camilo, durante o ano de 2015 o sarampo foi eliminado de todo o estado do Ceará, o que prova que é possível eliminarmos também o Aedes Aegypti. “ É um desafio grande, mas é possível sim. Se multiplicarmos o envolvimento de todos, com as orientações do plano e com as ações que serão aplicadas pelo Governo do Estado, vamos conseguir eliminar o mosquito” concluiu.
O inseto é vetor da dengue, chikungunya e zika. Esta última, teve relação confirmada pelo Ministério da Saúde com a microcefalia, malformação congênita que deixa as crianças com o crânio pequeno, influenciando o seu desenvolvimento.
Segundo o secretário Dedé Teixeira, o melhor maneira de prevenir o mosquito é cada um tomar consciência e não deixar água parada em suas residências, empresa ou em qualquer outro lugar. “O Plano de Enfrentamento ao Mosquito Aedes Aegypti vai ser essencial para o combate, mas as pessoas precisam se conscientizar que a primeira prevenção deve ser feita em casa.”
Estavam presentes do evento secretários do município e do estado, prefeitos, deputados estaduais e federais, agentes comunitários, Corpo de Bombeiros, representantes do Exército, Fetraece e Aprece.

O plano
O Plano de Enfrentamento ao Mosquito Aedes Aegypti propõe articular ações destinadas ao controle do vetor, reduzindo a incidência do mosquito. Será criada uma brigada de combate ao Aedes Aegypti nos prédios públicos, onde cada órgão se responsabilisará pelo seu prédio.
Já foram compradas telas de proteção que serão colocadas em todas as caixas d’água do Ceará, além de 3 toneladas de larvicida e pulverizadores portáteis usados para eliminação.
Também serão adquiridos 33 carros fumacê, 1.366 litros de inseticida e 20.000 litros de óleo de soja.
Os agentes de laboratório terão capacitação, preparação de equipamentos e avaliação efetiva de inseticidas.
Será criado um plano de comunicação para estimular a população com as ações de proteção.

Lei
O governador Camilo Santana informou que já propôs a existência de uma lei que obrigue as pessoas a abrirem sua casa para a prevenção do mosquito, com multa em caso de descumprimento.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Agrário
Marina Filgueiras – marina.filgueiras@sda.ce.gov.br – 85- 3101-8137
Aécio Santiago – aecio.santiago@sda.ce.gov.br – 85- 3101-8137