Arca das Letras: 12 anos germinando boas sementes
22 de dezembro de 2015 - 10:29
Mais que possibilitar o acesso aos livros, incentivar a leitura e a expressão cultural no rural brasileiro
Há 12 anos, o Arca das Letras vem germinando boas sementes e práticas que transformam a vida e a realidade de milhares de agricultores familiares em todo o país. Presente em mais de 2, 4 mil municípios, o programa já alcançou mais de 1 milhão de famílias com a implantação de mais de 11 mil bibliotecas.
Para o agente de leitura Rivaldo Bezerra da Silva, do município de Campos Sales, o Programa Arca das Letras representa troca de conhecimento e aprendizado mútuo entre crianças e jovens nas comunidades. “Já temos quatro bibliotecas e uma delas atuando em parceria com a Casa Digital e o projeto tem sido muito importante para os adolescentes que participam das atividades”, disse Rivaldo.
O Estado do Ceará se encontra na liderança com 1750 bibliotecas e com o maior número de comunidades atendidas.
Para a coordenadora de Ação Cultural do MDA, Dione Ferreira, são muitos os motivos para celebrar os 12 anos do Programa Arca das Letras. “Desde 2003, quando foi criado, tem contribuído para a promoção da melhoria da qualidade de vida no campo, para o desempenho educacional dos estudantes e para o desenvolvimento rural sustentável, em todo o território nacional”.
Ao longo de 12 anos, foram distribuídos dois milhões de livros e capacitados 19 mil agentes de leitura – responsáveis pela coordenação dos exemplares.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Agrário
Marina Filgueiras – marina.filgueiras@sda.ce.gov.br – 85- 3101-8137
Aécio Santiago – aecio.santiago@sda.ce.gov.br – 85- 3101-8137